CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

O que significa ter fé?

A fé não é um sentimento, mas sim um dom que deve ser frequentemente exercido, a fim de estarmos sempre em contato com a Palavra viva de Deus.

Por isso, ninguém pode ser santo sem rezar, e rezar muito, pois nosso organismo espiritual desenvolve-se justamente pelos atos de fé exercidos na vida de oração. É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta pregação.

97

A teologia de Lutero, como vimos, não admite a possibilidade de alguém ser santo. Para o fundador do protestantismo, a fé seria apenas um sentimento de confiança em Deus, que nos reveste com a sua misericórdia sem, no entanto, transformar o nosso coração.

Bento XVI recorda que, infelizmente, “essa interpretação se impôs também na exegese católica” (Spe Salvi, n. 7). Desse modo, a fé perdeu a sua eficácia de nos conduzir para além, de nos transportar para Deus. Mas a fé, ensina Bento XVI, “não é só uma inclinação da pessoa para realidades que hão-de vir, mas estão ainda totalmente ausentes; ela dá-nos algo”: o próprio Cristo (Spe Salvi, n. 7).

A teologia católica distingue dois momentos importantes no exercício da fé. Santo Tomás de Aquino fala em verbo interior e verbo exterior. Deus, que deseja a nossa salvação, procura-nos insistentemente, falando-nos no interior da alma e convidando-nos à sua intimidade. Mas para que escutemos a voz desse verbo interior, é preciso silenciarmos as nossas paixões. O verbo exterior, por outro lado, é todo sinal externo — palavra ou acontecimento — utilizado por Deus para fazer-nos prestar atenção ao seu verbo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos