CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

O primeiro passo para a santidade

A santidade é uma obra divina, e não humana. É por isso que só podemos ser santos com o auxílio da graça de Deus. Mas como se abrir à ação desse socorro divino, sem o qual é impossível crescer espiritualmente?

Para inebriar-nos com um caudal abundante de graças, o Senhor instituiu o sacramento da Eucaristia, na qual Ele, oferecendo seu próprio corpo em Comunhão, nos dá a garantia da sua presença, como alimento da alma e ajuda preciosa para os principiantes na vida de oração.

Nesta pregação, Padre Paulo Ricardo nos explica por que a Comunhão eucarística bem feita, com fé e amor, é o primeiro passo para a santidade.

53

A alma em estado de graça recebe aquilo que, em teologia espiritual, chamamos inabitação trinitária. Trata-se de uma presença íntima de Deus no coração do homem, onde Ele passa a estar presente de um um modo novo e qualitativamente superior: como Pai e Amigo. De fato, Deus está presente em todas as coisas criadas, mas apenas a título de Criador que as sustenta continuamente no ser. No homem em estado de graça, porém, a sua presença é ainda mais íntima e profunda, própria de um Amigo que muito nos ama e quer participar-nos seus bens.

Por isso, essa presença íntima da Trindade Santíssima em nossas almas nos também proporciona a infusão das virtudes teologais. Em outras palavras, é Deus quem cria em nós, qual uma semente lançada em solo fértil, o hábito da fé, da esperança e da caridade sobrenatural, para que possamos, assim enriquecidos, pôr em prática esse amor divino e chegar àquela perfeição no amor a que todos nós, chamados por Deus à glória dos santos, estamos destinados.

Mas para que o hábito da caridade aumente, para que as virtudes, potencializadas e elevadas pelos dons do Espírito Santo, cheguem ao grau de heroicidade típico dos santos, elas precisam ser...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos