CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

Por que fazer uma boa confissão?

Deus deseja nos mover para as coisas celestes. Para isso, ele nos concedeu um organismo espiritual, capaz de responder aos seus estímulos.

Se, contudo, o homem peca gravemente, esse mesmo organismo é ferido de morte, necessitando a alma de um “reavivamento”, que lhe traga de volta a vida sobrenatural.

Nesta pregação, Padre Paulo Ricardo fala da necessidade de manter intacto nosso organismo sobrenatural, bem como de recorrer ao sacramento da Confissão, caso tenhamos perdido a graça de Deus pelo pecado mortal.

67

O Batismo confere ao ser humano um organismo sobrenatural ou espiritual, cujo desenvolvimento depende necessariamente do alimento da fé, a saber: a oração e os sacramentos. Se, contudo, o homem peca gravemente, esse mesmo organismo é ferido mortalmente, pelo que a alma necessita de um “reavivamento”, por assim dizer, que lhe traga de volta a vida sobrenatural perdida com o pecado. Disso provém a urgência do sacramento da Penitência, por meio do qual o homem pode recuperar a graça santificante, acusando-se de todas as faltas graves de que se recorda — o que pressupõe um bom exame de consciência —, com verdadeiro arrependimento e firme propósito de nunca mais pecar.

À primeira vista, o propósito de “nunca mais pecar” pode parecer exagerado. Todavia, nenhum homem promete à sua esposa “esforçar-se” para não cair em adultério. Ele promete não cair. Do mesmo modo, temos de manifestar a firme decisão de cumprir a vontade de Deus em todas as ocasiões, mesmo nas mais adversas, pois o pecado nunca pode ser uma opção aceitável. De fato, o pecado é, e sempre será, um obstáculo à salvação, de modo que ninguém pode salvar-se em estado de pecado mortal.

O Concílio de Trento...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos