CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

O que é a santidade?

“Todos na Igreja, quer pertençam à hierarquia, quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade”, afirma o Concílio Vaticano II. Isso significa que todos os católicos, e não somente os clérigos e religiosos, devem tender à santidade, uma vez que possuem este chamado divino enraizado no mais profundo da sua alma.

Diante desta verdade, porém, o que sabem os católicos a respeito da santidade? Poucos são os que não erram quanto a este assunto.

Nesta pregação, Padre Paulo Ricardo nos ensina em que consiste a santidade e como os sacerdotes e os leigos podem chegar à perfeição cristã, trilhando dia a dia o caminho do amor.

116

A Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, afirma o seguinte a respeito da vocação cristã: “Todos na Igreja, quer pertençam à Hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade” [1]. Isso significa que todos os católicos, e não somente os clérigos e religiosos, devem tender à santidade, uma vez que possuem este chamado divino enraizado no mais profundo da sua alma.

Diante desta verdade, porém, o que sabem os católicos a respeito da santidade? O mínimo, tão somente… Poucos são os que não erram quanto a este assunto, visto que a maioria pensa tratar-se simplesmente de uma reta conduta, isto é, “não pecar”, ignorando que, além disso, a santidade diz respeito à generosidade de coração. Por isso São Roberto Belarmino defendia a canonização de São Luís Gonzaga não tanto pela fidelidade do jovem aos dez Mandamentos, algo deveras inquestionável em sua vida e necessário a todos nós, mas pelo amor de Deus que o consumira inteiramente.

O que significa ser santo. — O “jovem rico” do Evangelho é um exemplo claro dessa realidade. Desde pequeno, ele já tinha o hábito louvável de cumprir os Mandamentos da lei de Deus: santificava o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos