CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade

Como acontece uma conversão?

A biografia de Santo Agostinho é um modelo luminoso de como qualquer pecador, mesmo o mais terrível, pode, depois de pedir insistentemente o dom da fé, abandonar a vida de pecado e finalmente viver na graça de Deus.

Saiba nesta pregação como a experiência deste grande santo pode e deve se repetir também em nossas vidas.

48

Nosso caminho até agora serviu para esclarecer as dúvidas no tocante à santidade e reafirmar a fé católica a seu respeito. Como vimos, a perfeição cristã é o fruto mais nobre do hábito da fé, essa virtude teologal que, se exercida constantemente na oração, age como uma força dentro do homem, motivando-o a buscar a comunhão com Deus. Por isso São Paulo afirmava que “o justo vive pela fé” (Rm 1, 17). Quem pratica a sua fé, torna-se mais santo.

A história da conversão de Santo Agostinho mostra isso claramente. Como qualquer pecador, Agostinho teve de enfrentar muitas hesitações e dificuldades até finalmente abandonar a vida de pecado e assumir a vida da graça. Foi somente após um grande ato de fé que ele, enfim, conseguiu desvencilhar-se da escravidão da carne.

Quando tinha 19 anos, o jovem Agostinho encantou-se pela obra Hortêncio, um livro do qual não se tem mais notícia, escrito pelo famoso filósofo Cícero. Nessa obra, Agostinho entendeu que precisava buscar a verdade acima de todas as coisas, caso desejasse ser um bom filósofo; por isso, decidiu estudar a filosofia dos maniqueus, mas foi mesmo nas homilias de Santo Ambrósio que o futuro bispo de Hipona pôde...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos