Nesta aula começaremos a tratar mais propriamente do exorcismo. Digo que começaremos pois o assunto é longo e vai se arrastar pelas aulas seguintes. De qualquer modo, nosso primeiro passo será definir o que é o exorcismo, pois, só de falar que vamos ensinar a fazer um exorcismo, muitos padres e leigos, de cabelo em pé, levantarão da cadeira e dirão, com espanto: Não! Isso não pode!
O problema é que a maioria das pessoas nunca pararam para investigar o que se entende com a palavra exorcismo.
Exorcismo, diga-se logo, é uma palavra de sentido bastante amplo e não indica apenas o ritual solene que só se pode realizar com um mandato da Igreja. O capítulo 9 das “Diretrizes para o Ministério do Exorcismo à luz do Ritual Vigente” dá-nos uma noção genérica do termo (n. 154):
Com o termo exorcismo, entre os vários povos e nas diferentes culturas e religiões, se entende, na maioria das vezes, uma ação (ou seja, um conjunto de palavras e/ou de gestos), destinada a expulsar, afastar demônios, espíritos ou entidades malignas de pessoas, lugares ou coisas que se reputam possuídos ou infestados por eles, ou suscetíveis de se tornarem vítimas ou instrumento de sua...