Na última aula, dando prosseguimento a essa parte mais teórica do nosso curso, falamos sobre a obsessão, uma das ações extraordinárias dos demônios. Antes, porém, de dar sequência aos estudos, vale repetir nossa antífona: embora existam essas ações extraordinárias e seja importante conhecê-las, como estamos fazendo, o que deve realmente nos preocupar são as ações ordinárias do diabo: as tentações.
Até porque os demônios, que querem nos levar ao pecado livre e consciente, podem inclusive se utilizar das ações extraordinárias, em nós mesmos ou no ambiente em que nos encontramos, para nos tentar. Por exemplo, num ambiente como o nosso, tão pervertido por influências demoníacas, num ambiente tomado pela cultura da morte, por satanismos, por bruxarias várias, num ambiente em que tantas e tantas pessoas escolhem o pecado como projeto de vida, é evidente que muitos, pela força das circunstâncias, terminam também tentados a pecar.
Tanto mais quando se vê ministros da Igreja, sucessores dos Apóstolos, fazendo coisas que servem ao diabo. Por exemplo, os escândalos de pedofilia na Igreja, a apostasia generalizada, os maus testemunhos e as más palavras que...