Vamos iniciar esta última aula do nosso curso concluindo o tema dos exorcismos públicos. Mais especificamente, vamos falar sobre a controvérsia em torno do famoso exorcismo de Leão XIII — que constava como Capítulo III do Título XI do Rituale Romanum de 1952, e que consta no Apêndice I do novo Ritual de Exorcismos.
O Exorcismo de Leão XIII
Em nosso curso sobre São Miguel Arcanjo, citamos o livro Pope Leo XIII and the Prayer of St. Michael [“Papa Leão XIII e a Oração de São Miguel”, sem tradução portuguesa] em que o autor, Kevin Symonds, faz uma investigação histórica sobre a famosa visão do pontífice que deu origem à também famosa oração ao arcanjo. Segundo se conta, o Papa Leão XIII, após ter visto demônios sobre a cidade de Roma, trancou-se em seu apartamento, compôs a oração de São Miguel Arcanjo e, mais tarde, mandou que ela fosse rezada ao final de todas as Missas.
Também nessa oportunidade o Papa elaborou um exorcismo, divulgado nas Acta Sanctæ Sedis (23 [1890], 743-746). Este exorcismo foi depois inserido, com várias modificações, no Ritual Romano. No ritual antigo, lê-se:
Sequens exorcismus recitari potest ab Episcopis, nec non...