CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Livrai-nos do Mal

A Providência divina e os demônios

A bondade de Deus atinge tudo, até mesmo as escolhas dos demônios. Para a maior frustração desses anjos rebeldes, eles, no final das contas, terminam agindo como ministros do Altíssimo. O que fazem eles para a ruína do Reino de Deus, se transformará, inevitavelmente, em glória para Ele.

7621

Vimos na aula passada que não é possível ser católico e ao mesmo tempo acompanhar a opinião de teólogos de linha mais liberal que dizem não existir os demônios. Vimos que é uma posição completamente infundada; vimos que é dogma de fé a existência dessas criaturas. Aliás, vimos ainda que a interpretação do Evangelho ficaria de cabeça para baixo se desconsiderássemos a luta de Jesus contra o diabo como um dos aspectos essenciais de seu ministério.

Para darmos um passo adiante, falaremos agora sobre a Providência divina, seguindo o roteiro sugerido nas Diretrizes para o Ministério do Exorcismo à Luz do Ritual Vigente, obra cujo primeiro capítulo trata justamente dessa temática.

 Falar da Providência exige também falar da Criação, pois são ações divinas fundamentalmente interligadas: uma é o passado e a outra o futuro. Deus nos criou e na sua criação vigoram leis internas, inerentes ao próprio ser; é o que chamamos de lei natural. 

Suponha-se um copo. Quem fez o copo o pensou como um objeto capaz de conter líquidos e que as pessoas possam facilmente manejar para beber de seu conteúdo. Essa é a finalidade de um copo. Se, por acaso, esse copo ficasse...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos