Introdução
O exorcismo é uma prática que tem seguido a Igreja desde os seus primórdios. Nosso Senhor Jesus Cristo, além de dar a seus discípulos o poder de expulsar os demônios, nos ensinou, com o Pai-Nosso, a pedir: “Livrai-nos do mal”. Trata-se, pois, de uma realidade tradicionalíssima e arma da maior importância na nossa batalha espiritual.
As Diretrizes para o Exorcismo
Acontece que, devido a problemas culturais e educacionais, os conhecimentos dessa prática andam difusos e, nos últimos anos, é possível ver muita gente improvisando, tentando, como se diz, inventar a roda. A ideia então é que esse curso seja, sim, teórico, em certa medida, mas também, e sobretudo, prático [1].
E há uma ocasião histórica da Igreja do Brasil que favorece essa abordagem: a CNBB lançou recentemente as “Diretrizes para o Ministério do Exorcismo à Luz do Ritual Vigente”. Além da Itália, talvez não haja outro país no mundo em que a editora oficial da Conferência dos Bispos tenha feito uma tal publicação. Seja como for, temos em nossas mãos essa obra e, com base nela e em outras referências bibliográficas, gostaríamos de dar orientações práticas sobre...