Agora que já sabemos quais são as ações do demônio, precisamos saber qual deve ser a nossa reação. O que devemos fazer nessa batalha espiritual?
Na última aula também utilizamos essa metáfora da batalha, que é muito boa. Está nos Evangelhos, no Apocalipse. No entanto, como também falamos na última aula, é preciso olhar para esse cenário de guerra e ver que no centro dele está o Coração de Jesus. Estamos nessa batalha porque Deus nos ama e quer que nós cresçamos no amor. É a nossa ladainha: Deus não permitiria os males se deles não pudesse tirar um bem maior. Essa é a história.
Mas como devemos agir nessa batalha? Nosso Senhor, quando nos ensinou a rezar, disse, na última petição: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. Esse pedido esclarece bem toda essa batalha espiritual.
Primeiro que o pedido deixa implícito que ninguém, absolutamente ninguém passará seus dias nesse mundo sem ser tentado. Isso é uma verdade que as pessoas têm dificuldade de aprender. No confessionário, as pessoas vêm perturbadas, perguntando como se livrar das tentações. Ao que eu digo: indo para o Céu. Enquanto você estiver neste mundo, não tem como escapar. À...