CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Livrai-nos do Mal

Exorcismo Privado

“O exorcismo privado… não significa que deva ser feito às escondidas, evitando toda forma de notoriedade”, mas, sim, que, nessa oração, “a Igreja como tal” não compromete a sua autoridade “e, consequentemente, essa não tem valor litúrgico”.

“Os autores geralmente concordam que o exorcismo privado é lícito a todos e especialmente aos ministros da Igreja”, e “que é lícito usar o exorcismo privado quando o demônio atormenta com tentações extraordinárias ou causa vexações”.

232

Na última aula, vimos que a palavra exorcismo é ampla e não se limita, como muitas pessoas imaginam, aos casos de possessão. Qualquer influência do maligno, conforme ensinam as “Diretrizes para o Ministério do Exorcismo à Luz do Ritual Vigente”, pode ser exorcizada, inclusive, em alguns casos, por leigos e padres sem delegação especial.  

Mas, pensemos numa farmácia: há remédios que ficam expostos nas gôndolas e todos podemos comprá-los e usá-los livremente. Há, por outro lado, os remédios que ficam atrás do balcão, aqueles que só podemos acessar com a indicação médica e cujo uso é controlado. Ambos são eficazes, mas os primeiros costumam ser menos potentes que os últimos. Acontece o mesmo no campo dos exorcismos.  

Há exorcismos que podem ser realizados por todos; são os remédios expostos na gôndola dessa farmácia do espírito. Há, por outro lado, os exorcismos de tarja vermelha ou preta, desses que demandam uma receita especial expedida por autoridade competente. Ambos funcionam, mas os últimos, os restritos, ou, para usar linguagem mais própria, os públicos ou solenes, costumam ter eficácia maior.

De todo modo, vejamos mais...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos