CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Livrai-nos do Mal

Psicologia Angélica

Ao contrário de nós, homens, que pecamos por ignorância ou fraqueza e, por isso, temos espaço para o arrependimento, os anjos pecaram por malícia e não se arrependem. Eles não estão sujeitos às paixões. Não têm propensões concupiscentes ou irascíveis. O ato de vontade de um anjo é definitivo. Não há volta.

4912

Seguindo o roteiro sugerido nas “Diretrizes para o… Exorcismo” [1], falamos na aula anterior sobre a Providência divina e sobre a beleza comovente que é a bondade de Deus, que tudo provê para o bem daqueles que o amam. Agora, passando ao tema do segundo capítulo, falaremos brevemente sobre a natureza dos anjos e, por consequência, dos demônios. (Para um estudo completo sobre o assunto, veja o nosso curso Anjos e Demônios.)

Criação e natureza dos anjos

Deus criou os anjos fora do tempo. Tempo é a medida do movimento contínuo, das mudanças que ocorrem no mundo material. Os anjos não têm materialidade e, portanto, para eles, não há medida de tempo. Mas isso não significa que eles não sofram mudanças. Significa que a medida dessas mudanças não é o que nós, humanos, entendemos por tempo. Diz-se que os anjos mudam porque, conforme a verdade dogmática, Deus os criou bons, mas um terço deles tornaram-se maus (cf. Ap 12, 4). Fica fora de discussão a ideia maniqueísta de que existe um deus bom e um deus mau, ou a ideia de que Deus tenha decidido criar a maldade. No Gênesis, contemplando a sua criação, Deus viu que “tudo era bom”. Tudo. Inclusive os anjos que ato contínuo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos