Na última aula, vimos os remédios espirituais e as atitudes que nos ajudam no combate às tentações. Falamos em estabelecer uma vida de oração, em fazer uma Confissão geral, em comungar bem, em manter-se em estado de graça e em se consagrar a Nossa Senhora.
Com relação às manifestações extraordinárias do demônio — e então entramos no tema dessa aula —, o Padre Chad Ripperger, antes de falar em exorcismo ou outra medida mais empenhativa, atesta grande eficácia na simples organização da vida de oração.
Com a desordem da vida moderna, as pessoas não têm estabelecido qualquer baliza de oração no dia a dia. Aliás, o dia é todo informe: não existe horário para acordar, para dormir, para comer, e muito menos para rezar. Portanto, só o fato de firmar esses empenhos diários, que são básicos e fundamentais, só o fato de recitar as orações ao longo do dia, já ocasiona, para muitíssimas pessoas, uma mudança significativa.
É importante dizer isso, que mesmo atitudes simples têm uma eficácia enorme contra as investidas do demônio, pois muita gente desenvolve uma mentalidade cinematográfica, hollywoodiana, e acha que, para combater o diabo, são necessários...