CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
PropagandaPropaganda

Conheça os sacramentos da Igreja com o Padre Paulo Ricardo

Conteúdo gratuito
Assistir à aula
Preencha seu e-mail
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Erro ao criar a conta. Por favor, tente novamente.
Verifique seus dados e tente novamente.
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Verifique seus dados e tente novamente.
Boas-vindas!
Desejamos um ótimo aprendizado.
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução ao Método Teológico

Iniciação à Ciência Sagrada

Num certo sentido, a teologia e a filosofia compõem as chamadas "ciências sagradas". Diversamente das demais disciplinas, que estudam um recorte da realidade, teologia e filosofia procuram contemplar o mundo de um ponto vista mais abrangente; os pensadores cristãos, com efeito, perceberam tratar-se de duas ciências afins cujo objeto de estudo é encarado à luz de dois princípios complementares: a razão natural e a fé sobrenatural.

021

I. Apresentação

1. Objetivo do curso. — Tendo em vista as diretrizes do Magistério e as polêmicas com que hoje em dia se depara todo fiel cristão, este curso propõe-se apresentar, de modo conciso e sumário, todas as principais disciplinas teológicas, a fim de que o aluno, adquirida uma cultura teológica básica, possa ulteriormente se orientar e aprofundar na fé desde sempre professada e ensinada pela Igreja Católica.

2. Estrutura do curso. — O curso compõe-se de duas partes. Na primeira (aulas 2 a 7), sob uma perspectiva diacrônica, procuraremos situar e enraizar o aluno na Tradição da Igreja mediante uma breve e sintética revista da história da teologia e das diversas escolas que encontraram na Verdade, que é Cristo, o seu fermento; o nosso intuito, com efeito, será demonstrar a harmoniosa continuidade do pensamento teológico ao longo da história, a despeito das muitas disputas e divergências entre autores e correntes. Na segunda parte (aulas 8 a 14), sob um olhar sincrônico, tentaremos sistematizar as informações fornecidas na primeira e, por meio dum trabalho propriamente teológico, oferecer subsídios positivos a respeito dos pressupostos da pesquisa em...

Conteúdo gratuito, inscreva-se e assista!
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos