CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Faça a sua inscrição
Use seis ou mais caracteres com uma combinação de letras e números
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução ao Método Teológico

Santo Agostinho

Este grande Doutor da Igreja constitui um monumento extraordinário do pensamento cristão e sua obra marcou e marca, ainda hoje, a história da Igreja e, de forma especial, da teologia ocidental. Já em sua época, nos albores da Idade Média, ele detinha uma enorme autoridade teológica e sua opinião bastava para encerrar qualquer disputa, qualquer questão.

05

15. Recapitulação. — Vimos na aula passada os dois erros mais impactantes com que teve de se defrontar a Igreja ao longo dos quatro primeiros séculos: de uma parte, o gnosticismo, mentalidade parasitária que buscou a todo custo infiltrar-se no cristianismo e adaptá-lo ao ethos intelectual das elites pagãs; de outra, o arianismo, heresia cristológica que, ao minar as bases mesmas da fé, quase destruiu a ortodoxia. Procuramos, tanto quanto possível, conjugar esses dados históricos com o princípio estabelecido no final da primeira aula, a saber: é preciso converter-se e renunciar às próprias pretensões para fazer teologia; a esta conversão chamamos, servindo-nos das palavras do Cardeal Ratzinger, «mudança de sujeito», para indicar o caráter eminentemente eclesial da atividade teológica, quer dizer, a necessidade de integração, comunhão e fidelidade à Igreja.

A fim de ilustrar este princípio com mais vivas cores, dedicaremos esta terceira aula a uma das colunas da teologia ocidental, Santo Agostinho de Hipona, o mais proeminente dos Padres latinos, cuja influência e inabalável autoridade fizeram-se presentes às inteligências por mais de um milênio.

16. Vida, perfil...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos