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Introdução ao Método Teológico

Martinho Lutero

Matinho Lutero pertencia declaradamente à escola de Guilherme de Ockham e, por isso, rejeitava em bloco os princípios da Escolástica que o precedeu.Ao negar tanto a utilidade como a possibilidade mesma de se filosofar, Lutero estabeleceu um contraposição entre teologia e filosofia; para ele, com efeito, a nossa razão é incapaz de ascender a Deus: o único caminho aberto ao espírito humano é a luterana "teologia da cruz".

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37. Recapitulação. — Vimos na última aula como a refundação da metafísica por Duns Escoto deu início a um movimento de paulatina contraposição ao espírito escolástico do século XIII, cujas sequelas, porém, não se fariam sentir senão anos mais tarde. Procuramos ressaltar a função que o univocismo escotista, levado às últimas consequências pelo frade franciscano Guilherme de Ockham, teve no desenvolvimento de uma teologia acentuadamente voluntarista e anti-intelectualista. É na esteira deste gradativo divórcio entre as ordens natural e sobrenatural que atuará Martinho Lutero. Se, de um lado, a radicalização por Ockham da obra Escoto representara uma revolução, em tese, estritamente intelectual e acadêmica, a revolta de Lutero (1483-1546), por outro, acarretará uma verdadeira apostasia em massa.

38. Vida e formação. — Nascido em novembro de 1483, em Eisleben, cidade localizada no centro-leste da Alemanha, Martinho Lutero teve uma infância simples e sem luxos. Seu pai, Hans Ludher, mineiro e camponês de rija têmpera, mudou-se com a família para Mansfield, pequenino burgo às margens do rio Wipper, um ano depois do nascimento do filho, podendo lhe oferecer ali uma formação...

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