CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução ao Método Teológico

Definição e natureza da teologia

A inteligência do homem, se iluminada pela graça, é içada ao nível da ciência divina, quer dizer, torna-se aberta aos conhecimentos que Deus lhe revela. Ora, quando a inteligência humana alcança esse outro patamar, ela quer, naturalmente, continuar inteligente, quer compreender e aprofundar-se nos mistérios de Deus, e é precisamente nisto que consiste a atividade teológica: a fé que busca entender, fides quaerens intellectum.

15

43. Introdução. — Conforme anunciado na primeira aula (cf. I, § 2), daremos início doravante à última parte do nosso curso de Introdução ao Método Teológico. Julgamos oportuno, antes de mais, tornar claro para o leitor em que propriamente consiste, segundo o entendimento tradicional da Igreja Católica, a teologia. Por isso, dividimos a presente lição em três momentos: nos dois primeiros, procuraremos sistematizar alguns conceitos e noções de que já lançamos mão na primeira e quarta aulas da seção histórica; por fim, trataremos em breves palavras da ideia de senso ilativo, desenvolvida pelo Beato John Henry Newman.

A) Preliminares

44. Deus nos fez para Si. — Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem tem inscrito em seu coração o desejo de participar daquela bem-aventurança a que foi desde o princípio destinado por seu Criador, «que não quer que alguém pereça» (2Pd 3, 9) mas, ao contrário, deseja reunir em um só rebanho todos os filhos que elegeu para Si. De fato, tendo determinado derivar de um só pai toda a família humana, Deus nos pôs nesta terra a fim de que, não constrangidos senão pela própria consciência e os mandamentos da Lei eterna, pudéssemos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos