CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução ao Método Teológico

Teologia e Mística

Ao longo deste percurso, quisemos deixar claro que a fé sobrenatural é imprescindível a quem deseja fazer teologia. Isto significa que deve haver uma união entre as vidas intelectual e mística do teólogo, pois seria absurdo conceber uma teologia indiferente a todo contato pessoal com Nosso Senhor. De fato, a inteligência humana só é capaz de contemplar os mistérios divinos com o auxílio do próprio Deus e, por isso mesmo, toda teologia que se queira independente de uma relação amorosa com as Pessoas Divinas está infalivelmente fada à esterilidade e, por fim, às mais variadas formas de heterodoxia.

06

81. Introdução. — Limitando-nos ao ponto de vista metodológico, procuramos mostrar ao longo de nossas aulas como a teologia cristã veio a constituir-se em verdadeira ciência, com método e objeto próprios de estudo. Não pudemos, por razões óbvias, tratar de todas as questões que de alguma maneira dizem respeito ao tema deste curso; procuramos, no entanto, estabelecer os conceitos fundamentais daquilo que é a abordagem cristã do conhecimento teológico. A fim de concluir este itinerário, dedicaremos esta última aula a um assunto que, embora já visto de passagem (cf. § 48), sintetiza o essencial do que até agora estudamos: o relacionamento entre teologia e mística.

A) Teologia e fé

82. O estatuto epistemológico da teologia. — Talvez a mais importante e valiosa conclusão que se possa tirar de tudo quanto vimos nesta Introdução é que a teologia, relativamente a todas as demais ciências, possui um estatuto epistemológico único: sendo, por meio da Revelação, uma certa impressão em nós da ciência divina [1], não há abaixo dela nenhuma ocupação, nenhuma disciplina do intelecto humano que dependa tão profunda e intimamente da estatura moral do estudioso. De fato, se nas...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos