Nota atual do curso: 5,0 (663 avaliações)
Nota atual do curso: 5,0 (663 avaliações)
Cultura e Sociedade
Quem foi G. K. Chesterton, este homem, tão querido entre os católicos, respeitado até por inimigos confessos da Igreja, que continua a nos interpelar quase um século depois de sua morte?
Quem foi G. K. Chesterton, este homem, tão querido entre os católicos, respeitado até por inimigos confessos da Igreja, que continua a nos interpelar quase um século depois de sua morte?
Gilbert Keith Chesterton: escritor, poeta, jornalista, crítico literário, filósofo, apologeta e, acima de tudo, um homem de profundo bom-senso. Querido entre os católicos, respeitado por inimigos da Igreja, lido por gerações de todas as idades. Esse homem tão multifacetado, quase cem anos depois de sua morte, continua plenamente atual, não apenas por falar-nos, como todo bom escritor, das grandes questões humanas, mas porque a sua obra, temperada com aquele fino sarcasmo de que só um inglês é capaz, constitui como que uma profecia, a cujo cumprimento estamos assistindo agora mesmo. Ainda fora do catolicismo, viu a ameaça que representavam para a fé cristã as ideias modernistas e, uma vez convertido, pôde antecipar com lucidez a derrocada civilizacional que se estava gestando graças à “emancipação” das mulheres e à consequente quebra da unidade familiar.
Mas, ao lado de temas tão sérios como estes, Chesterton não deixou de dar voz ao bom-humor e àquele otimismo, sensato e de pés no chão, que deveria ser um dos selos distintivos de toda alma católica — bom-humor a que ele, como poucos, soube dar forma por intermédio de personagens tão icônicos como o Padre Brown, o desajeitado detetive sacerdote, e o seu fiel e redimido escudeiro, M. Hercule Flambeau. Mais, porém, do que simples passatempos, as histórias de detetive adquirem, na pena de Chesterton, um valor novo e uma dimensão quase teológica, fazendo a justiça unir-se à misericórdia e o drama do pecado humano à possibilidade do perdão.
É para introduzir você nas riquezas da obra chestertoniana, na qual literatura e filosofia, apologia e uma boa risada andam juntas sem solução de continuidade, que este curso foi pensado. Em 10 aulas, você terá a oportunidade de conhecer mais de perto a vida do escritor londrino e compreender mais a fundo os escritos mais representativos do seu gênio: a biografia de São Francisco de Assis, a trilogia apologética de Hereges, Ortodoxia e O homem eterno, além das aventuras do Padre Brown.
Receba novos artigos, vídeos e lançamentos de cursos diretamente em seu e-mail.
Um curso extraordinário.
Simplesmente maravilhoso.