CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®

Apresentação do Senhor

Na festa da Apresentação do Senhor, a Igreja nos oferece a oportunidade de meditarmos um pouco sobre a "espada de dor" que, como profetizara Simeão, trespassaria o coração carinhoso da toda pura Mãe de Deus, unida aos sofrimentos de Cristo na Cruz, sempre atenta às dores que padecem os membros da Igreja.

Texto do episódio
00

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
2, 22-40)

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor".

Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma". Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

De velas em mãos, celebramos hoje a festa da Apresentação do Senhor no Templo de Jerusalém. A celebração desta noite, com efeito, nos transporta seja à noite de Natal, em que o Filho de Deus enfim se apresentou ao mundo, seja à noite de Páscoa, em que uma espada transpassará, lancinante, a doce alma de nossa Mãe do Céu. Por ocasião dessa festa, a Igreja também nos traz à memória alguns títulos por que costumamos honrar a toda pura Virgem Maria: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação e, de modo bastante peculiar, Nossa Senhora do Bom Sucesso. Sob esta última designação, a Virgem Santíssima apareceu, em fevereiro de 1594, à religiosa Maria de Jesus Torres, em Quito, no Equador. E apareceu-lhe, ainda em fins do século XVI, justamente para mostrar-lhe todos os males por que passaria a Igreja Católica ao longo do século XX: heresia, blasfêmia e impureza — eis as principais mazelas que, prenunciadas há séculos pela Mãe do Senhor, vêm chagando os membros do Corpo de Cristo e corroendo o tecido da sociedade civil.

A Santa Deípara pediu-lhe ainda que se oferecesse, sofresse e rezasse por nós, pecadores dos tempos presentes. Ao olharmos, porém, para os últimos anos, podemos perceber com que precisão se cumpriram as profecias de Nossa Senhora e com que justiça e aflição a Mãe de Deus alertava a humanidade para as desgraças que, infelizmente, já se tornaram uma página da nossa história. Vemos, pois, o quanto a Igreja tem sofrido; vemos também a mesma espada de dor a trespassar o coração de nossa Mãe querida, que contempla o Corpo Místico de seu Filho, a própria Igreja, padecer as priores dores ao longo dos séculos. Ela, no entanto, nunca cessa de olhar e interceder por nós com seu carinho maternal; ela permanece conosco, atenta às nossas misérias, com o mesmo amor, com a mesma perseverança com que ficara ao pé da Cruz. E nos promete um bom sucesso, um bom desfecho, nos garante a ressurreição que está por vir, porque os que, como São João, permanecem unidos à Mãe do Salvador podem ter a certeza do triunfo de Deus na feliz manhã de Páscoa!

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

0
0
Mais recentes
Mais antigos
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos