CNP
Christo Nihil Praeponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Evangelize compartilhando!
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio

Texto do episódio

imprimir

A palavra "ideologia" carrega em si mesma um caráter negativo. Ela foi utilizada pela primeira vez por Napoleão Bonaparte, para acusar seus opositores. Posteriormente, ainda de maneira pejorativa, Karl Marx se apropriou da palavra definindo-a como "uma roupagem de ideias", ou seja, um modo de transformar aceitável algo que nunca seria tido como tal normalmente.

Deste modo, o conceito de "ideologia" como se utiliza hoje é marxista. Segundo ele, existem duas estruturas: a super e a infra. A superestrutura, na qual a ideologia está inserida, serve para justificar os interesses de classe. É cultural, enquanto a infraestrutura é econômica.

Existe uma diferença crucial entre "ideologia" e "propaganda". A primeira é compacta e se propaga de maneira viral. Já a segunda, por não apresentar essas características, pode ser posta abaixo. A ideologia, mesmo que não possua mais sua propaganda, continua agindo dentro da sociedade. A propaganda é um erro a respeito de verdades, enquanto a ideologia é um erro a respeito de princípios.

Para se implantar uma ideologia é necessário alguns itens: a) que haja um erro de princípio; b) que haja uma classe de pessoas interessadas no erro; c) um grupo de ativistas, pessoas que estejam dispostas a trabalhar para que esse erro seja disseminado; d) um sistema educacional deteriorado para que a ideologia funcione.

No Brasil, percebe-se que se encontra instalada a ideologia socialista. O sistema educacional está em tão mau estado que poucas pessoas conseguem perceber o erro de princípio que essa ideologia traz, desmascarando-a. Existe um grupo de ativistas espalhados pelos partidos, pelas universidades, repartições públicas, jornais, revistas, televisões, todos interessados em trabalhar, teoricamente, pela classe dos trabalhadores. Contudo, a verdade é que somente a nata do partido, a elite governante é que lucra com essa ideologia.

Para se desmascarar uma ideologia é preciso, antes de tudo, estudar filosofia. Não se pode analisar os fatos com base nas notícias de jornal. É preciso analisar os princípios, localizando e combatendo o erro. De nada vale desmascarar as propagandas ideológicas. É preciso lutar contra a ideologia.

Download do Material
Texto do episódioDownload do áudio e textoComentários dos alunos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.