CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Texto do episódio
78

Segundo a Federação Espírita do Brasil, o "espiritismo é o conjunto de princípios e de leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita". A revelação é por eles obtida pela invocação dos mortos, cujos espíritos seriam aqueles mencionados na definição. Esta é só a primeira das muitas incompatibilidades existentes entre o espiritismo e o cristianismo.

De forma prática, um espírita não pode ser considerado cristão pois não crê nas verdades básicas do Cristianismo. Basta observar rapidamente os princípios que o regem para perceber a enorme diferença entre ambos.

A Sagrada Escritura, para eles, é um documento histórico que contém aspectos de verdade. Um livro cujo conteúdo moral deve ser seguido. A Palavra de Deus, para os católicos, é uma pessoa. É Jesus Cristo, que se fez carne e habitou entre nós. A Bíblia é uma forma de transmitir e receber a presença da pessoa que é Jesus. Ele é a Revelação do Pai. É o centro, o cume e o ápice da revelação divina, pois é o próprio Deus.

Da mesma forma, os católicos creem que Jesus Cristo é Deus Encarnado. A segunda pessoa da Santíssima Trindade. O homem não poderia, por sua própria capacidade, alcançar Deus, ir até Ele. Assim, em sua infinita bondade e misericórdia, Deus se fez homem e habitou entre nós, na pessoa de Jesus Cristo.

A Igreja, para os católicos, é o Corpo de Cristo. Jesus é a cabeça e a Igreja é o seu corpo vivo inserido na história. Para estar em plena sintonia com Cristo é preciso ser membro da Igreja. Assim, o Cristianismo não é apenas uma doutrina, mas um acontecimento, pois o próprio Deus encarnado irrompe na história temporal e se encontra com o homem.

Além disso, Jesus Cristo é o Salvador. A sua morte na Cruz significa a redenção. Nas religiões pagãs é o próprio homem quem se salva; por isso, o espiritismo pode ser encaixado como pagão, ao pregar a reencarnação.

Trata-se de um outro mundo, completamente diferente. O espiritismo é o avesso do cristianismo. Não é possível ser católico e espírita, pois estes últimos não são cristãos, eles não acreditam que Jesus seja Deus, que Ele morreu e ressuscitou, que é o Salvador do mundo, não acreditam na Igreja, nos sacramentos, nos demônios - que para eles seriam apenas almas desencarnadas num estágio inferior -, nem nos anjos - que seriam apenas almas desencarnadas num estágio superior -, nem mesmo na intercessão dos santos, nem num lugar de destaque onde estão os santos e santas de Deus. Enfim, é tudo muito diferente.

Se é assim, por que tantos espíritas se dizem católicos? Por desonestidade dos dirigentes, os quais usam a propaganda de que não há incompatibilidade para 'pescar' católicos ingênuos e mal formados.

Seria muito salutar para ambos os lados se fosse informada a realidade pungente de que existe sim uma profunda e irremediável incompatibilidade entre o espiritismo e o catolicismo, pois são religiões em tudo diferentes e que não é possível pertencer às duas.

Material para Download

O que achou desse conteúdo?

7
8
Mais recentes
Mais antigos


MO
Maria Oliveira
30 Dez 2024

Gostei bastante da explicação, recentemente lidei com muitos amigos que se dizem "Católicos- Espiritas" e por mais que eu soubesse que não era compatível, também não soube explicar o motivo. Então, percebi que precisava voltar a estudar sobre minha fé. Um abraço ao Padre Paulo. 

Responder
C
Carol
18 Ago 2024

Ótimo conteúdo! Jesus ama a todos. Mas nunca concordou com o que fosse pecado. Podemos viver em harmonia com qualquer outra religião, respeitá-los, admitir que são pessoas boas pregando muitas vezes palavras bonitas. No entanto, jamais podemos concordar com outras religiões ou dizer que outras religiões são bênçãos. Se você é cristão e crê na Bíblia, sabe que o diabo opera de diferentes maneiras para manipular às pessoas. E quem não se firma na Bíblia, fica sujeito a isso, falsos profetas...

1João 4:1-6 ARA

[1] Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. [2] Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; [3] e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. [4] Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. [5] Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. [6] Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

Responder
R
Rafael
8 Mai 2024

Está para aparecer um Padre que fale tanta blasfêmia.

Jesus quando veio não tinha religião e pediu para o homem espalhar o amor.

E o que você está fazendo é propagando a discórdia. A igreja católica tem um câncer que se chama auto proclamação de todos os direitos do saber.

Dela sabe-se tudo e os outros não sabem de nada.

Acordem meus irmãos. Se as outras religiões desejam o progresso espiritual do homem e espalhar o amor ao próximo porque condená-las?

A energia da inquisição da igreja católica perece estar impregnada nos mais tradicionais como esse pobre Padre.

O espiritismo divulga que necessitamos olharmos para dentro de nós mesmos para evoluirmos como seres nesse mundo e a base maior sempre foi e será Jesus.

É devido a intolerância religiosa de Padres como esse que as guerras sempre ocorreram.

A verdadeira energia pagã está na atitude, como essa de tentar informar aos seus seguidores que essa religião é pagã. Padres que espalham a desinformação e a discórdia como você, não são e nunca serão reconhecidos como seguidores de Cristo.

Um abraço de luz para você e que Deus o possa perdoar por falar tanta besteira.

3
Responder
DF
Diego Franco
3 Abr 2024

Quão bom seria um curso do Padre Paulo Ricardo dedicado a se aprofundar em explicar o Espiritismo, sua hiostória, origens, efeitos nefastos de contaminação espiritual e incompatibilidade grotesca com o cristianismo. Neste país cheio de "católicos espíritas".

Responder
Texto do episódio
Material para download
Comentários dos alunos