Humildade
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Humildade

A humildade, segundo a clássica definição de Santa Teresa, é caminhar na verdade, ou seja, é o conhecimento sóbrio e realista das próprias capacidades e limites e da grandeza infinita de Deus, que ama os humildes e resiste aos soberbos.

imprimir

[O texto de apoio de que fala nesta aula o Pe. Paulo Ricardo é o que consta a seguir.]

A primeira virtude que todos os temperamentos têm de adquirir e exercitar, em ordem à santificação, é a humildade, que consiste no real conhecimento de si mesmo e de Deus. Vejamos o que, na prática, deve fazer cada um dos temperamentos.

Colérico. — Deve, antes de tudo, combater a fixação por suas próprias ideias e opiniões. Deve também se esforçar por não dissimular mais suas faltas, para si e para os outros, reconhecendo-as humildemente. Por isso, deve parar de justificar-se por ter feito algo errado: sa saber ter-se equivocado ou agido mal, há de reconhecê-lo com toda franqueza. Por isso, tem de procurar reconhecer a própria imperfeição e não ficar criticando as dos outros. Deve imprimir no coração as palavras de Nosso Senhor: “Quem quiser ser o primeiro, seja o último de todos” (Mt 20, 27), e as da Virgem Maria: “Ele olhou a humildade de sua serva” (Lc 1, 48). Ele, com efeito, não olhou as boas obras, a virgindade ou a piedade da sua serva, mas a sua humildade. E ainda: “Quem se humilha será exaltado, mas quem se exalta será humilhado” (Lc 18, 14); “Quem dissimula suas...

Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora