CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Conversa com os alunos

Depois de quatorze aulas expondo a natureza e o lugar dos temperamentos dentro da teologia cristã, é chegado o momento de responder às dúvidas gerais de nossos alunos.

Nesta derradeira aula de nosso curso sobre Os Quatro Temperamentos, assista às melhores questões a respeito desse tema instigante, respondidas pelo Padre Paulo Ricardo.

3013
E quando achamos que temos todos os temperamentos, dependendo do dia? Principalmente todos os defeitos dominantes, as qualidades nem tanto. Já assisti mais de uma vez a algumas aulas e cada vez mais vejo todos os defeitos dominantes. Mas, lembrando e conversando com minha mãe sobre minha infância, ao responder às duas perguntas chego a conclusão de que sou fleumática. Pode isso, padre? (11min56s)Ao assistir às aulas e ler os materiais disponibilizados sobre cada um dos temperamentos, acabei me identificando com vários aspectos de cada um deles, sejam virtudes sejam defeitos a combater. Por isso, não me sinto segura para definir qual meu temperamento. Existem pessoas que possuem uma mistura de temperamentos? Quais os critérios que devem prevalecer para identificar o real temperamento de uma pessoa, no caso de ela apresentar virtudes/defeitos de vários temperamentos? Devem-se considerar somente os fatores genéticos/biológicos? (19min04s)Uma vez que os temperamentos têm base fisiológica, suas expressões são passíveis de ser moduladas por fármacos que agem sobre o cérebro e glândulas produtoras de hormônios, influindo no comportamento e no humor do indivíduo. Assim, teoricamente,...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos