CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Colérico

O colérico é rijo de temperamento, enérgico e sagaz. Dotado de grande força reativa, vê os problemas com facilidade e busca-lhes sem demora a solução. Mas, por estar muito voltado para fora, não consegue olhar para dentro e reconhecer suas próprias responsabilidades.

2013

Nesta aula, estudaremos o último dos quatro temperamentos: o colérico, dotado de qualidades excelentes, mas que, se não forem bem disciplinadas pelo exercício das virtudes, podem converter-se em grandes obstáculos à santidade. O colérico, com efeito, é por sua própria compleição um temperamento rijo, talentoso; é como um cavalo de boa raça, forte e cheio de energia, mas que necessita de uma alma treinada, capaz de domar-lhe o vigor natural.

Lembremos que esse tipo de classificação não busca “engaiolar” as pessoas em tipos fechados e estanques. O objetivo da tipologia clássica, a serviço da espiritualidade cristã, é permitir-nos identificar o nosso defeito dominante, esse verme roedor sem cuja erradicação será muito difícil, para não dizer impossível, adquirir virtudes e progredir, cooperando com a graça divina, na vida de santidade. Os temperamentos, tenhamos sempre em mente, são objeto de um conhecimento humilde, referente às nossas predisposições biológicas e, portanto, às capacidades e dificuldades de origem orgânica com que naturalmente iremos topar em nossa caminhada rumo ao céu.

Pois bem, dos quatro temperamentos, o colérico é o único que responde sim às...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos