CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Sanguíneo

Na vida espiritual, o sanguíneo tende particularmente à dispersão, borboleteando de um pensamento a outro, começando sem nunca terminar um sem número de livros de espiritualidade, porque está à procura mais de si mesmo do que de Deus.

611

Na presente aula, estudaremos em linhas gerais o temperamento sanguíneo, não, como dito anteriormente, para descrevermos todas as suas características, mas para identificarmos o defeito dominante a que ele tende por predisposição natural. É aqui, repitamos, que descansa a importância do estudo do temperamento, pois é mais fácil cooperar com a graça se, conhecendo nossas inclinações temperamentais, lutarmos justamente onde mais nos faz cair a natureza.

Pois bem, o temperamento sanguíneo tem duas características fundamentais. A primeira, à semelhança do colérico, é o seu alto grau de excitabilidade: nele, a reação emocional a um estímulo é instantânea e veemente, e pode ser até mais intensa do que no colérico. Além disso, a impressão causada no sanguíneo, diferentemente do melancólico, por mais forte que seja, é volátil, passageira, qual palha seca que pega fogo rápido, mas logo se apaga ao soprar uma brisa leve.

Ora, o que explica essas traços do sanguíneo é seu especial apego às sensações, a tudo o que  impressiona e agrada os cinco sentidos. O sanguíneo, portanto, está mais predisposto a deixar-se cativar pelas emoções, e é aí que lança raízes o seu...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos