Divisão
CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Divisão

Os temperamentos podem ser de quatro e somente quatro tipos, em função do grau de excitabilidade e de permanência das impressões recebidas: de um lado, estão os coléricos e sanguíneos; de outro, os fleumáticos e melancólicos.

imprimir

Vimos já, nas aulas anteriores, que os temperamentos costumam ser divididos em quatro tipos fundamentais. É verdade que existem outras tentativas de classificação, inumeráveis e quase sempre incompatíveis entre si, mas a divisão tradicional tem a vantagem de ser não somente mais simples, mas também exaustiva, como veremos a seguir.

Pois bem, como podemos conhecer o nosso temperamento? Nesta matéria, que diz respeito às tendências predominantes que se originam da nossa constituição fisiológica, não há outro modo de acesso ao temperamento senão a experiência, isto é, a observação direta dos nossos grandes traços comportamentais, sobretudo na infância, quando manifestamos de modo mais “puro” de que forma e com que intensidade reagimos aos estímulos externos. 

Isso já nos dá uma pista de por que são quatro, e somente quatro, os tipos básicos de temperamento. Essa divisão quadripartite nada tem a ver, pois, como os quatro humores da teoria de Hipócrates e Galeno, senão que é o resultado das respostas às duas perguntas seguintes:

Quanto à excitabilidade. Quando sou afetado por algo externo ou me lembro de um afecção passada, as emoções irrompem dentro de mim...
Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora