CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Divisão

Os temperamentos podem ser de quatro e somente quatro tipos, em função do grau de excitabilidade e de permanência das impressões recebidas: de um lado, estão os coléricos e sanguíneos; de outro, os fleumáticos e melancólicos.

1213

Vimos já, nas aulas anteriores, que os temperamentos costumam ser divididos em quatro tipos fundamentais. É verdade que existem outras tentativas de classificação, inumeráveis e quase sempre incompatíveis entre si, mas a divisão tradicional tem a vantagem de ser não somente mais simples, mas também exaustiva, como veremos a seguir.

Pois bem, como podemos conhecer o nosso temperamento? Nesta matéria, que diz respeito às tendências predominantes que se originam da nossa constituição fisiológica, não há outro modo de acesso ao temperamento senão a experiência, isto é, a observação direta dos nossos grandes traços comportamentais, sobretudo na infância, quando manifestamos de modo mais “puro” de que forma e com que intensidade reagimos aos estímulos externos. 

Isso já nos dá uma pista de por que são quatro, e somente quatro, os tipos básicos de temperamento. Essa divisão quadripartite nada tem a ver, pois, como os quatro humores da teoria de Hipócrates e Galeno, senão que é o resultado das respostas às duas perguntas seguintes:

Quanto à excitabilidade. Quando sou afetado por algo externo ou me lembro de um afecção passada, as emoções irrompem dentro de mim...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos