O objetivo geral deste curso, dedicado ao tema dos temperamentos, é oferecer aos alunos um conhecimento básico sobre si mesmos que possa ajudá-los a alcançar a santidade. Antes, porém, de entrarmos diretamente no assunto que aqui nos ocupa, é conveniente estabelecer algumas noções prévias que servirão de “pano de fundo” para as próximas aulas.
Deve-se saber, em primeiro lugar, que a santidade consiste em unir-se a Jesus Cristo já nesta vida, por meio da graça divina, a fim de unir-se a Ele por toda a eternidade no céu. A esta união, incoativa neste mundo e consumada no outro, se resume o fim supremo e a vocação única da nossa existência.
Comparada com ela, qualquer atividade, qualquer conquista, qualquer sucesso que tenhamos aqui, seja como padres ou religiosos, seja como pais ou profissionais, não passa de uma trivialidade sem importância. Pela mesma razão, qualquer desgraça, dor, tribulação ou injustiça que venhamos a sofrer é um momento passageiro que redundará em glória e felicidade eternas, se tivermos a graça de nos unirmos a Cristo por todo o sempre no céu.
Eis por que a única tragédia verdadeiramente digna desse nome é o inferno. Os que para lá...