CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Fleumático

Vivemos hoje numa cultura fleumatizada. Tomados por certa acídia, todos vemos nas exigência da vida cristã um fardo aborrecido, que não move nem atrai, e por isso preferimos deixar a vida passar com passatempos que de nada nos aproveitam.

59

Como vimos, o temperamento, por ser uma predisposição biológica, condiciona aquelas energias físicas e morais que, em cada pessoa, dão origem a um defeito dominante. É por esta razão que conhecer o próprio temperamento é importante: se não sabemos como somos nem quais são nossas inclinações predominantes, será praticamente impossível corrigir os nossos pontos fracos, que tantas dificuldades impõem à vida espiritual. Como dizem incontáveis santos, vencida a paixão dominante, muitos outros defeitos desaparecem e novas virtudes florescem, aplainando-se assim o caminho da santidade.

Na aula de hoje, começaremos a ver cada um dos quatro temperamentos, começando agora pelo fleumático. Ora, vimos que são quatro e somente quatro os temperamentos, porque são duas principais perguntas que nos devemos fazer na hora de determinar as características fundamentais da nossa constituição emocional. 

A primeira pergunta referia-se ao grau de excitabilidade e à velocidade da resposta aos estímulos externos; a segunda, por sua vez, dizia respeito à durabilidade das impressões causadas por esses estímulos. E o fleumático, como dito anteriormente, responde não às duas perguntas:...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos