CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Defeito dominante

Por temperamento, todo o mundo tem pontos fracos e fortes: pelos primeiros nos tenta derrubar o demônio, pelo segundo nos pode ajudar a natureza a aperfeiçoar o que somos. Nisto, porém, é necessária a graça divina, para que, transfigurados, Cristo viva plenamente em nós.

65

No final da última aula, insistimos na importância de conhecer o próprio temperamento com franqueza e humildade, virtudes sem as quais é praticamente impossível crescer na vida de santidade, que, como visto na introdução, é o fim único que estamos chamados a realizar nesta vida. Sem humildade, com efeito, torna-se muito difícil identificar o próprio temperamento e aceitar, com simplicidade de coração, as limitações naturais que todos possuímos. Por isso, o que este curso se propõe, mais do que oferecer uma descrição completa dos quatro temperamentos — coisa que se pode encontrar em muitíssimos livros de fácil acesso —, é mostrar como se encaixa neste grande projeto que é a perfeição cristã o conhecimento do próprio temperamento. 

Nesta aula, de modo particular, falaremos, a partir da lição do Pe. R. Garrigou-Lagrange, de um tema intimamente vinculado a esta questão, a saber: o defeito ou paixão dominante. 

Entendemos por defeito dominante aquela imperfeição ou inclinação desordenada que em cada indivíduo tende a prevalecer sobre todas as outras e, por conseguinte, se manifesta em nossa maneira ordinária de sentir, opinar, julgar, simpatizar, querer e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos