CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Os Quatro Temperamentos

Apetite sensitivo

Por mais fortes que sejam nossas inclinações naturais, tudo em nós, incluindo os apetites concupiscível e irascível, está permeado de racionalidade, ou seja, está em maior ou menor medida ao alcance de nossas decisões livres, do nosso poder transformar-nos a nós mesmos.

38

Na terceira aula do curso, demos uma definição sumária do que entendemos por temperamento, isto é, o conjunto de inclinações íntimas que brotam da constituição fisiológica de um homem. Na aula seguinte, apresentamos como exaustiva a classificação tradicional dos temperamentos em quatro tipos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, em função do grau de excitabilidade e de permanência das impressões.

Hoje, iremos aprofundar-nos um pouco no que deixamos apenas assinalado no final da última aula, a saber: que o temperamento, por ser um traço de índole natural, arraigado na constituição física de cada indivíduo, está intimamente vinculado ao chamado apetite sensitivo. 

Para entendermos melhor este ponto, é importante não perder de vista o que já ficou dito na introdução: nós, seres humanos, não somos nem anjos nem simples animais. Somos, ao contrário, um composto de corpo e alma, que constituem esta unidade substancial que identificamos como homem. Por isso, não é correto dizer, como pensavam alguns dualistas antigos, que a natureza humana seria puramente espiritual, e que estaria temporariamente aprisionada em um corpo.

Não. Nem a alma está no...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos