CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Agitador

A Guerra dos Camponeses é um fato chave para compreender quais foram as consequências práticas da “Reforma” Protestante e como as doutrinas de Lutero, maximizadas por circunstâncias históricas delicadas, acabaram levando ao destronamento de toda organização eclesiástica e ao empoderamento, em assuntos tanto políticos como religiosos e morais, da autoridade civil.

Nesta aula do curso sobre Martinho Lutero e o Mundo Moderno, Padre Paulo explica como uma mistura explosiva de ideologia religiosa e reivindicação social levou à “politização da fé” e à “confessionalização da política”.

21

Para entender as consequências práticas de rebelião de Lutero, é essencial compreender, antes de mais, o que foi a Guerra dos Camponeses (Deutscher Bauernkrieg, em alemão), que durou de 1524 a 1525 e teve como resultado a morte de cerca de 100 mil homens. Pois bem, de volta a Wittenberg em 1522, após seu exílio no Castelo de Wartburg no ano anterior, Lutero encontrou-se com uma série de desentendimentos entre seus companheiros de revolta acerca da organização do movimento “reformista”. A razão desses conflitos consiste em boa medida na crescente discordância quanto à interpretação das Escrituras. De fato, com a “liberação” da Bíblia das amarras da Tradição apostólica e do “autoritarismo” do Magistério eclesiástico, as Escrituras começaram a ser objeto das mais díspares interpretações. Mas Lutero, se defendia, por um lado, certa liberdade cristã na leitura do Texto Sagrado, não podia aceitar, por outro, qualquer interpretação que discordasse da sua. E o contexto social da Alemanha daqueles anos, cujo mundo rural “estava preparado para levantar-se e já tinha conhecido várias insurreições” [1], acabou permitindo que alguns pregadores dissidentes dessem às Escrituras uma...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos