CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Contraditório

Dizer que Lutero está nas origens do mundo moderno, com parte considerável dos problemas que o caracterizam, não é o mesmo que dizer que o frade alemão é pessoalmente responsável por todos os males da nossa época.

Mas, ainda assim, é possível identificar na revolta luterana e nas consequências históricas, próximas e remotas, por ela suscitadas o substrato sobre o qual nasceria o mundo em que vivemos, com sua falsa concepção de fé, religião e liberdade, com sua falta de unidade moral e política, com sua dependência, em quase todos os setores da vida, da chancela “infalível” do Estado, em seu papel, ao lado das universidades, de novo “Magistério doutrinal”.

04

Com o fim das revoltas camponesas, que foram um dos primeiros resultados concretos, e não dos menos sangrentos, da revolução religiosa e social de que Lutero acabou sendo causa, morre em maio de 1525 Frederico III da Saxônia, sendo sucedido no mesmo ano pelo príncipe-eleitor João, o Constante. Mas se Frederico, durante as convulsões do período, manteve sempre ambígua sua adesão ou não ao credo protestante, ainda que fosse reconhecido publicamente como protetor de Lutero, João, por outro lado, assumiu abertamente a causa do “reformador”.

O saldo das guerras foi, como vimos até agora, a desarticulação político-religiosa da Alemanha, já que existiam agora populações inteiras separadas de Roma, mas com uma identidade religiosa ainda pouco definida. Lutero mesmo pôde comprovar a desorientação doutrinal dos que foram atingidos por sua revolta: já não eram, decerto, católicos, mas nem por isso eram protestantes no sentido forte da palavra. Diante disso, o frade alemão decidiu redigir seus primeiros catecismos populares. Publicados em 1529 com um tom bem pouco polêmico, o primeiro, intitulado “Catecismo Maior”, destinava-se aos “pastores” e “ministros”, ao passo que o segundo,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos