CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Político

A “Reforma” Protestante não teria sido possível se Lutero não tivesse capitalizado, em forma de movimento religioso, uma série de interesses políticos e econômicos que fermentavam havia muito tempo no espírito dos alemães. A “Reforma”, portanto, não foi o resultado de forças espontâneas nem um fenômeno puramente espiritual, mas o efeito comum de causas confluentes e postas em marcha na hora certa pelos agentes certos.

Em mais esta aula do nosso curso sobre Martinho Lutero e o Mundo Moderno, Padre Paulo Ricardo explica qual foi o peso do sentimento nacional antirromano e dos interesses econômicos dos príncipes alemães na criação da figura do “grande reformador”.

11

Como a ideia de fé reflexiva, apresentada na aula anterior, servirá de base para a “Reforma” Protestante? Afinal, é óbvio que, sozinho, Lutero não teria ido muito longe. De fato, se ele não contasse com algum apoio, por mínimo que fosse, as suas formulações teológicas não teriam passado de mais uma heterodoxia na história da Igreja que, como tantas outras heresias, viria a esfumar-se com o tempo. Ora, o fator-chave para compreender como foi possível que as ideias de um frade relativamente desconhecido surtissem efeitos de proporções não só continentais, mas históricas, é a situação política que a Alemanha estava atravessando no século XVI. Mais adiante voltaremos à figura do “reformador”, para ver a evolução do seu envolvimento pessoal com as forças políticas de então; por ora, vejamos qual era o contexto político em que se encontrava a Alemanha.

Em primeiro lugar, sabe-se que o Império Germânico, que englobava a região em que Lutero vivia, encontrava-se há mais de um século numa delicada situação com Roma. O historiador Ricardo García Villoslada dedica toda uma seção do livro Las raíces históricas del protestantismo ao tema do germanismo dos humanistas alemães,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos