CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero e a Usura

Na história da “Reforma” Protestante, o problema da usura é um dos indícios mais claros do nominalismo de Lutero. 

Incapaz de reconhecer o valor intrínseco da razão natural, o “reformador” de Wittenberg não podia ter outra regra de moralidade que não fosse a Bíblia, vista como um código em que Deus quis promulgar, por libérrimo decreto, aquilo e somente aquilo que se deve considerar bom ou mau, pecado ou virtude.

10

Como buscamos mostrar ao longo das últimas aulas, baseando-nos preferentemente em fontes de primeira mão, Lutero pode ser considerado a causa remota da cultura da morte em que vivemos hoje. Isso não significa, como também salientamos, que se lhe deva imputar a responsabilidade pelos erros e problemas do presente: ser causa não é, sempre e necessariamente, o mesmo que ser culpado. O que Lutero fez, isso sim, foi dar início a um processo que, quer ele o previsse ou não, acabaria conformando em seus traços fundamentais o mundo moderno tal qual o conhecemos hoje.

Antes porém de retomarmos o fio da meada e estudarmos o tema da usura, vale a pena repassar brevemente dois pontos estudados até o momento:

Lutero rejeitou o Magistério eclesiástico; mas como a Igreja não pode subsistir sem uma instância docente, Lutero não viu outra alternativa senão transferir, mesmo sem se dar conta, a autoridade magisterial do Papa e dos bispos para as universidades. Estas, com o passar do tempo, irão se transformar em “turbina” das revoluções, na medida em que tiverem o potencial de gerar bridge leaders, espécie de ativistas capazes de popularizar as ideias surgidas nos claustros...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos