CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Passional

A história e os escritos pessoais de Martinho Lutero nos revelam uma consciência atormentada. Não sabemos, é verdade, em que medida os conflitos interiores a que tanto se refere o pai da “Reforma” em suas cartas e conversas são o resultado de uma personalidade neurótica ou de traumas não resolvidos. O fato é que a revolta de Lutero está intimamente relacionada com a história psicológica da sua vida interior, tão marcada por escrúpulos, angústias e contradições.

Nesta nova aula do nosso curso sobre Lutero e o Mundo Moderno, você tem um encontro marcado com o Pe. Paulo Ricardo para conhecer quem foi, afinal, o homem por trás da “Reforma” Protestante.

20

Na presente aula, começaremos a estudar um pouco mais de perto quem foi Martinho Lutero, o que sabemos sobre a sua história de vida e sobre a sua personalidade. Não se trata, repitâmo-lo, de abordar nem o luteranismo nem o protestantismo como fenômenos religiosos ou sistemas teológicos, mas de descobrir, por trás dos “preconceitos” já canonizados que a encobrem e desfiguram, a pessoa de Lutero. O nosso propósito, como também já dissemos, consiste em mostrar que Lutero foi, ainda que não intencionalmente, o primeiro ideólogo e que o meio pelo qual ele deu impulso à sua ideologia foram as universidades. Mas como isso se deu, afinal de contas? Para responder a essa pergunta, vejamos primeiro, se bem que a grandes traços, como era Lutero de temperamento.

Como ficou dito na aula passada, Lutero matriculou-se na Universidade de Erfurt no início do século XVI para tornar-se advogado, conforme os desejos do pai. Temos notícias, ademais, de que ele herdou de sua educação doméstica uma visão do catolicismo que poderíamos chamar não apenas rudimentar, mas também deformada, fator esse que, segundo certa linha historiográfica, teria contribuído em grande medida para a “Reforma” que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos