CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Revolucionário

Durante muito tempo, católicos e protestantes pareciam estar de acordo em ao menos um ponto: a causa da "Reforma" Protestante, senão a única, ao menos a principal, teria sido a situação deplorável, um verdadeiro espetáculo de escândalos, em que se encontrava a Igreja em Roma nos séculos XV e XVI.

Mas será mesmo verdade essa versão “oficial” dos fatos? O que o próprio Lutero nos diz sobre as motivações que o levaram a protestar contra o papado e a doutrina católica?

Nesta primeira aula do nosso curso sobre Martinho Lutero, você vai descobrir quais são as raízes históricas do luteranismo e que peso teve a corrupção moral do clero na revolta protestante.

34

Este curso pretende ocupar-se, de uma perspectiva fundamentalmente histórica, da pessoa de Martinho Lutero, isto é, do homem por trás da revolta protestante e, em certa medida, de todas as outras revoluções que a humanidade vivenciou nos últimos cinco séculos. Por esse motivo, é preciso advertir em primeiro lugar que este curso não busca abordar nem o protestantismo como um todo, dada a sua falta de unidade doutrinal enquanto fenômeno religioso, nem o luteranismo moderno, que, apesar de ser apresentado por seus partidários como um sistema teológico dotado de certa coerência interna, não corresponde, no fundo, ao pensamento do Lutero histórico. O curso, por conseguinte, parte da premissa de que é conveniente (e até necessário) distinguir entre o luteranismo enquanto elaboração teológica forjada ao longo do tempo, por um lado, e, por outro, a figura concreta de Lutero tal qual ela se nos apresenta nos escritos e relatos da época em que viveu o heresiarca alemão.

Além disso, convém ter presente que este curso tampouco tem a pretensão de fabricar, para fins meramente apologéticos, a caricatura de um Lutero tão “iníquo” e “revoltado” a ponto de lhe atribuir a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos