CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Lutero e o Mundo Moderno

Lutero Antropocêntrico

O conceito de fé que, numa tentativa de elucidar e apaziguar as próprias crises interiores, o frei Martinho Lutero irá elaborar a partir de suas leituras de São Paulo representa um verdadeiro giro antropocêntrico: de agora em diante, não é mais o homem que deve servir a Deus, mas é Deus quem está a serviço do homem; a fé já não se refere mais a um além real e objetivo, mas se reduz a uma certeza subjetiva que cria, graças à firmeza de sua própria convicção, aquilo mesmo em que acredita.

Nesta quinta aula do nosso curso sobre Lutero e o Mundo Moderno, você vai entender como a “Reforma” Protestante inaugurou um jeito novo e bem pouco cristão de viver o cristianismo.

21

Vimos na aula passada como a angústia espiritual que começou a tomar conta de Lutero, sobretudo a partir de sua ordenação, não foi bem resolvida por seu diretor espiritual, o então superior dos agostinianos Johann von Staupitz. Mas, afinal, que remédio encontrou Lutero para essas crises? Eis o que pretendemos estudar na presente aula. Trata-se, podemos adiantá-lo já, do ponto central deste curso, porque foi aqui, na solução que Lutero pensou ter achado para as suas Anfechtungen, que teve origem o que caracterizamos antes como pensamento ideológico, um “vírus” que atravessa toda a história da modernidade e persiste até os dias de hoje.

É preciso advertir outra vez que o fenômeno ideológico começou, de certo modo, com Lutero, mas não de forma premeditada: Lutero elaborou, sim, uma ideologia, mas o impacto que esta teve na sociedade de então foi um resultado “extrínseco” ao seu conteúdo específico, na medida em que ela só acabou alastrando como de fato se alastrou e ganhando os adeptos que integrariam mais tarde a comunidade luterana com o apoio e a subvenção de grupos interessados. As ideias de Lutero foram, pois, a primeira ideologia que, como tal, serviu para alcançar...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos