273. 2.º Domingo do Advento - Preparação para a Confissão

Para viver bem o tempo do Advento, você não pode deixar de procurar o "tribunal" da misericórdia divina, o sacramento que o próprio Cristo instituiu para perdoar os nossos pecados: a Confissão.

Mas o que é necessário para se confessar bem? Como preparar-se adequadamente para receber a absolvição? O que dizer na hora de contar os pecados ao sacerdote?

São as perguntas que Padre Paulo Ricardo responde neste imperdível Testemunho de Fé. Saiba como funciona o sacramento da Penitência e descubra a grande alegria que há em ser perdoado por Deus e reconciliado com a Igreja!


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc
3, 1-6)

No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.

E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus'".

São João Batista "percorreu toda a região do Jordão, pregando (κηρύσσων) um batismo de conversão para o perdão dos pecados" (v. 3). Ele chamava as pessoas a um "batismo de conversão" (βάπτισμα μετανοίας) – isto é, a um arrependimento de coração –, preparando o povo para o "perdão dos pecados" (ἄφεσιν ἁμαρτιῶν), que Jesus, o próprio Deus feito homem, viria trazer à humanidade.

Essa mesma sequência é notável na estrutura do sacramento da Penitência: a primeira parte são os atos do penitente, que, arrependido de seus pecados, implora a misericórdia divina; a segunda, os atos do confessor, que, atuando em nome de Cristo, perdoa as faltas ao pecador.

Os atos do penitente são o principal objeto de exame deste Testemunho de Fé. Podem ser separados em três partes, como consta no Catecismo da Igreja Católica, § 1450:

"A penitência leva o pecador a tudo suportar de bom grado: no coração, (1) a contrição; na boca, (2) a confissão; nas obras, toda a humildade e (3) frutuosa satisfação."

1. Em primeiro lugar, portanto, vem a contrição. Com a inteligência, o penitente reconhece que pecou – é o exame de consciência; com a vontade, detesta o que fez – é a contrição propriamente dita; com essa mesma vontade, promete não mais pecar – é o propósito de emenda.

Para saber se algo é pecado, não é necessário fazer um curso de ética (muito embora um conhecimento básico da chamada "teologia moral" seja vivamente recomendado a todos os cristãos); basta ter fé no Deus que revela o que é bom e o que é mau, nos Dez Mandamentos, por exemplo.

Ilustra bem essa lição um episódio da vida de São José de Anchieta. Atendendo, no leito de morte, a uma índia conversa à fé cristã, ele perguntou-lhe se tinha ela um último pedido a fazer, antes de partir à vida eterna. A resposta da índia foi cômica: o que ela queria mesmo era uma sopa de dedinho de criança, a qual, porém, ela renunciava de bom grado, por não agradar a Deus. Mesmo tendo crescido a vida inteira acostumada às práticas canibais de sua tribo, essa indígena abandonou-as todas, só para contentar a Deus. Do mesmo modo, por exemplo, ainda que a um olhar viciado as drogas ou a prostituição pareçam boas ou agradáveis, pela fé sobrenatural, o penitente é levado a reconhecer que o seu termo é a perdição e a morte.

Para arrepender-se, não é necessário que se sintam externamente grandes abalos ou que se derrame um rio de lágrimas pelo que se fez; basta que, com uma vontade determinada, o penitente deteste profundamente os seus pecados e esteja disposto a jamais cometê-los de novo. Na verdade, da firmeza desse propósito depende a própria validade da Confissão sacramental. Sem uma determinação de abandonar o pecado firme, eficaz – isto é, "o penitente deve estar decidido a empregar todos os meios possíveis e indispensáveis para evitar o pecado" – e universal – ou seja, que se estenda a todos os pecados mortais, de uma só vez e para sempre –, não há absolvição que restitua a graça à alma [1].

Além disso, a graça que se recebe na Confissão é proporcional ao arrependimento que tem o penitente, como explica o Pe. Royo Marín:

"A intensidade do arrependimento, nascido sobretudo dos motivos da contrição perfeita, estará em razão direta com o grau de graça que a alma receberá com a absolvição sacramental. Com uma contrição intensíssima, a alma poderia obter não somente a remissão total de suas culpas e da pena temporal que teria de pagar por elas nesta vida ou no purgatório, mas também um aumento considerável de graça santificante, que a faria avançar a passos largos nos caminhos da perfeição. Tenha-se bem presente que, segundo a doutrina do Doutor Angélico, ao recobrar a graça no sacramento da penitência (ou fora dele, pela contrição perfeita com propósito de confessar-se), o pecador nem sempre a recebe no mesmo grau de antes, senão em igual, maior ou menor, de acordo com as suas disposições atuais (cf. S. Th., III, q. 89, a. 2). É da maior importância, pois, procurar a máxima intensidade possível no arrependimento e contrição para lograr recuperar o mesmo grau de graça ou quiçá maior que o que se possuía antes do pecado. Essa mesma doutrina vale também para o aumento da graça quando a alma se aproxima do sacramento já em possessão da mesma. Nada, pois, há de procurar com tanto empenho a alma que queira santificar-se como esta intensidade de contrição nascida do amor de Deus, da consideração de sua infinita bondade e misericórdia, do amor e sofrimentos de Cristo, da monstruosa ingratidão do pecado para com um Pai tão bom, que nos tem cumulado de incompreensíveis benefícios etc." [2]

Isso explica por que tantas pessoas, mesmo se confessando frequentemente, estejam decaindo cada vez mais na vida da graça, até o ponto de abandonarem a Igreja. Elas se confessam sim, mas com tanto desleixo, que, pouco a pouco, vão "esfriando" e perdendo até o que tinham (cf. Mt 13, 12).

2. Em segundo lugar, parte-se à acusação dos pecados. O termo "acusação" não é casual. O sacramento da Penitência é como um tribunal, no qual o pecador é, ao mesmo tempo, réu e promotor – não advogado. O penitente, portanto, não deve escusar-se, tentando "livrar a sua pele" ou diminuir a sua culpa. Como um promotor, ele simplesmente acusa o que fez, sem desculpas – deixando nas mãos do misericordiosíssimo Juiz a parte da sentença.

A acusação que se faz deve ser íntegra, i.e., "o fiel tem obrigação de confessar, na sua espécie e número, todos os pecados graves, de que se lembrar após diligente exame de consciência, cometidos depois do batismo e ainda não diretamente perdoados pelo poder das chaves da Igreja nem acusados em confissão individual" [3]. Não é necessário revelar todas as circunstâncias em que se deram os pecados, prolongando desmesuradamente a confissão, mas tão somente aquelas que mudam a espécie do pecado. Explica o Pe. Del Greco:

"Os pecados devem ser acusados de acordo com a espécie ínfima: deve-se declarar seu nome e explicar a espécie; assim, não basta dizer: pequei gravemente, nem: pequei gravemente contra a castidade, sem explicar de que espécie foi o pecado.

(...)

Devem ser acusados de acordo com o número exato, se for lembrado, ou conforme um número aproximado, dizendo por exemplo: cometi este pecado por tantas vezes. Se mais tarde houver um esclarecimento acerca do número exato do pecado cometido, não há obrigação de nova confissão e de corrigir o erro, salvo no caso em que o número declarado seja notavelmente inferior ao verdadeiro.

Se o penitente estava habituado à prática de algum pecado, será mais vantajoso que diga quantas vezes, mais ou menos, costumava pecar por dia, por semana, por mês. Assim, por exemplo, uma meretriz deve acusar-se da frequência da fornicação, por semana ou por dia.

(...)

Devem ser especificadas de modo particular: a) as circunstâncias que mudam a espécie da moralidade, por exemplo, se se fez uma obra boa, ou mesmo indiferente, com fim mau; b) as circunstâncias que mudam a espécie do pecado: que acrescentam ao pecado uma nova e grave malícia, especificamente diversa; por exemplo: roubar um objeto sacro; c) as circunstâncias que mudam a espécie teológica, isto é, que tornam mortal um pecado venial." [4]

3. Por fim, chega-se à etapa da satisfação, que consiste em reparar o dano que se causou com o pecado cometido. Normalmente, as penitências impostas pelo sacerdote são simples, como rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria ou um Salmo penitencial. O fiel, porém, pode generosamente acrescentar outras práticas penitenciais que o ajudem a viver em contínuo espírito de arrependimento.

Depois disso, o sacerdote traça sobre o fiel o sinal da cruz e, agindo in persona ipsius Christi, perdoa-lhe os pecados. É a grande alegria do tribunal da Penitência: todo réu que arrependido nele entra, jamais é condenado, mas sempre absolvido. Graças sejam dadas a Cristo por Sua infinita misericórdia!

Referências

  1. DEL GRECO, Teodoro da Torre. Compêndio de Teologia Moral. São Paulo: Paulinas, 1959, p. 566.
  2. ROYO MARÍN, Antonio. Teología de la Perfección Cristiana. Madrid: BAC, 1962, p. 418.
  3. Código de Direito Canônico, cân. 988, § 1.
  4. DEL GRECO, Op. cit., pp. 570-571.

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do site padrepauloricardo.org. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do site.

EpisódioTítuloDuraçãoData
3403.º Domingo da Quaresma - O sétimo Esposo27:35Março 17, 2017
3392.º Domingo da Quaresma - A glória futura que nos espera26:00Março 10, 2017
3381.º Domingo da Quaresma - Por que somos tentados?27:03Março 01, 2017
3378.º Domingo do Tempo Comum - A Quaresma da oração26:23Fevereiro 24, 2017
3367.º Domingo do Tempo Comum - Como amar os nossos inimigos?27:14Fevereiro 17, 2017
3356.º Domingo do Tempo Comum - O pecado começa no coração27:09Fevereiro 10, 2017
3345.º Domingo do Tempo Comum - Vós sois a luz do mundo26:05Fevereiro 04, 2017
3334.º Domingo do Tempo Comum - Bem-aventuranças, caminho para o Céu26:25Janeiro 28, 2017
3323.º Domingo do Tempo Comum - Chamados para a família da Igreja26:22Janeiro 20, 2017
3312.º Domingo do Tempo Comum - Iluminados no Batismo25:47Janeiro 14, 2017
330Solenidade da Epifania do Senhor - Nos braços de Maria e na santa Igreja Católica25:42Janeiro 06, 2017
329Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus25:26Dezembro 30, 2016
328Solenidade do Natal do Senhor - Os três nascimentos de Cristo26:11Dezembro 22, 2016
3274.º Domingo do Advento - Não tenhas medo de receber Maria!26:42Dezembro 17, 2016
3263.º Domingo do Advento - A alegria de ter um Salvador25:20Dezembro 09, 2016
3252.º Domingo do Advento - Precisamos falar sobre o inferno25:40Dezembro 01, 2016
3241.º Domingo do Advento - Como viver bem o tempo do Advento?26:55Novembro 25, 2016
323Solenidade de Cristo Rei - A conversão de São Dimas25:51Novembro 18, 2016
32233.º Domingo do Tempo Comum - O fim dos “nossos” tempos25:24Novembro 09, 2016
321Solenidade de Todos os Santos - Ser santo: ficção ou realidade?25:47Novembro 04, 2016
32031.º Domingo do Tempo Comum - A salvação que entra em nossa casa25:07Outubro 28, 2016
31930.º Domingo do Tempo Comum - Deus resiste aos soberbos25:59Outubro 21, 2016
31829.º Domingo do Tempo Comum - Rezar sempre e sem jamais desanimar25:16Outubro 14, 2016
31728.º Domingo do Tempo Comum - Os leprosos curados por Cristo27:28Outubro 07, 2016
31627.º Domingo do Tempo Comum - O método de Cristo é a humilhação26:07Setembro 30, 2016
31526.º Domingo do Tempo Comum - O pobre Lázaro e o rico banqueteador26:07Setembro 23, 2016
31425.º Domingo do Tempo Comum - A ilusão de sermos felizes neste mundo26:34Setembro 16, 2016
31324.º Domingo do Tempo Comum - A conversão de um pecador28:08Setembro 09, 2016
31223.º Domingo do Tempo Comum - Se não vos desapegardes, não podeis ser meus discípulos!26:25Setembro 02, 2016
31122.º Domingo do Tempo Comum - A virtude da humildade27:12Agosto 26, 2016
310Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - A Virgem que muito amou28:15Agosto 19, 2016
30920.º Domingo do Tempo Comum - A família querida por Deus25:36Agosto 12, 2016
30819.º Domingo do Tempo Comum - A natureza do sacerdócio27:33Agosto 05, 2016
30718.º Domingo do Tempo Comum - Ganância, doença da alma26:38Julho 29, 2016
30617.º Domingo do Tempo Comum - O pão nosso de cada dia26:01Julho 22, 2016
30516.º Domingo do Tempo Comum - A alma de todo apostolado25:53Julho 15, 2016
30415.º Domingo do Tempo Comum - A parábola do Bom Samaritano27:26Julho 08, 2016
303Solenidade de São Pedro e São Paulo - O ofício do Papa28:58Julho 01, 2016
30213.º Domingo do Tempo Comum - O rosto endurecido de Cristo27:45Junho 24, 2016
30112.º Domingo do Tempo Comum - A segunda conversão25:49Junho 17, 2016
30011.º Domingo do Tempo Comum - A ousadia de uma pecadora26:13Junho 11, 2016
29910.º Domingo do Tempo Comum - Os três mortos que Jesus ressuscitou25:31Junho 03, 2016
2989.º Domingo do Tempo Comum - O centurião que acreditava em Jesus de Nazaré25:57Maio 27, 2016
297Solenidade da Santíssima Trindade - A Santíssima Trindade e nossa vida interior27:08Maio 20, 2016
296Solenidade de Pentecostes - Como fazer os dons do Espírito Santo agirem em nós?27:01Maio 13, 2016
295Solenidade da Ascensão do Senhor - Desapegar-se do mundo para elevar-se com Cristo27:11Maio 05, 2016
2946.º Domingo da Páscoa - A alma dos justos é morada de Deus25:59Abril 29, 2016
2935.º Domingo da Páscoa - O amor é a insígnia dos cristãos27:07Abril 22, 2016
292Domingo do Bom Pastor - Um duelo de vida e de morte25:57Abril 15, 2016
2913.º Domingo da Páscoa - Jesus nos espera do outro lado25:40Abril 08, 2016
2902.º Domingo da Páscoa - Felizes os que creram sem ter visto!27:33Abril 01, 2016
289Páscoa da Ressurreição do Senhor - Vencendo a morte pela fé27:36Março 25, 2016
288Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Lucas26:55Março 17, 2016
2875.º Domingo da Quaresma - A adúltera perdoada26:35Março 10, 2016
2864.º Domingo da Quaresma - O filho pródigo somos nós26:26Março 03, 2016
2853.º Domingo da Quaresma - Onde está a sua tristeza?26:50Fevereiro 26, 2016
2842.º Domingo da Quaresma - Nossa meta é a glória do Céu25:42Fevereiro 20, 2016
2831.º Domingo da Quaresma - As tentações de Cristo e as nossas tentações26:43Fevereiro 12, 2016
2825.º Domingo do Tempo Comum - Do mar, Jesus pesca os que estão na terra27:08Fevereiro 04, 2016
2814.º Domingo do Tempo Comum - Não sejamos como os nazarenos!25:14Janeiro 28, 2016
2803.º Domingo do Tempo Comum - O “livro vivo” da humanidade de Cristo26:05Janeiro 21, 2016
2792.º Domingo do Tempo Comum - Comentário místico às bodas de Caná24:49Janeiro 14, 2016
278Festa do Batismo do Senhor - O Batismo de Cristo e o nosso batismo25:37Janeiro 07, 2016
277Solenidade da Epifania do Senhor - A estrela que proclama a glória de Deus25:44Dezembro 30, 2015
276Solenidade da Sagrada Família - O que é uma família?25:23Dezembro 25, 2015
2754.º Domingo do Advento - Quem acolhe Maria, acolhe a graça de Cristo25:05Dezembro 17, 2015
2743.º Domingo do Advento - A alegria de estar na graça de Deus25:40Dezembro 11, 2015
2732.º Domingo do Advento - Preparação para a Confissão26:06Dezembro 04, 2015
2721.º Domingo do Advento - O “princípio e fundamento” de nossa existência27:14Novembro 26, 2015
271Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo - Como fazer Cristo reinar em nossos corações?25:29Novembro 19, 2015
27033.º Domingo do Tempo Comum - Saber ler os sinais dos tempos26:52Novembro 12, 2015
26932.º Domingo do Tempo Comum - A confiança na Providência Divina27:14Novembro 05, 2015
268Solenidade de Todos os Santos - A doutrina católica a respeito da santidade27:41Outubro 31, 2015
26730.º Domingo do Tempo Comum - Deixando as obras da carne28:10Outubro 24, 2015
26629.º Domingo do Tempo Comum - Transformar a dor em amor26:00Outubro 17, 2015
26528.º Domingo do Tempo Comum - Como é difícil entrar no Reino de Deus!28:21Outubro 08, 2015
26427.º Domingo do Tempo Comum - O que Deus uniu o homem não separe26:37Setembro 30, 2015
26326.º Domingo do Tempo Comum - Os três inimigos da fé26:27Setembro 23, 2015
26225º Domingo do Tempo Comum - O repouso dos humildes27:00Setembro 17, 2015
26124º Domingo do Tempo Comum - Para trás de mim, Satanás!29:10Setembro 10, 2015
26023º Domingo do Tempo Comum - Quando os ouvidos surdos são os da alma25:43Setembro 03, 2015
25922º Domingo do Tempo Comum - O que sai de dentro do coração27:16Agosto 27, 2015
25821º Domingo do Tempo Comum - Palavras de vida eterna27:27Agosto 20, 2015
257Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - Augusta Rainha dos céus26:43Agosto 14, 2015
25619º Domingo do Tempo Comum - O toque suave da graça de Deus29:19Agosto 07, 2015
25518º Domingo do Tempo Comum - Preparação para a Comunhão28:00Julho 31, 2015
25417º Domingo do Tempo Comum - O toque da humanidade de Cristo na Comunhão26:26Julho 24, 2015
25316º Domingo do Tempo Comum - O Divino Carpinteiro das almas27:12Julho 16, 2015
25215º Domingo do Tempo Comum - Não levar nada para o caminho25:32Julho 09, 2015
25114º Domingo do Tempo Comum - A virgindade perpétua de Nossa Senhora27:11Julho 02, 2015
250Solenidade de São Pedro e São Paulo - A Igreja é a mesma ontem, hoje e sempre27:09Junho 25, 2015
24912º Domingo do Tempo Comum - Os três inimigos da alma28:48Junho 19, 2015
24811º Domingo do Tempo Comum - Como o humilde grão de mostarda26:01Junho 12, 2015
24710º Domingo do Tempo Comum - Como endurecer o próprio coração28:16Junho 04, 2015
246Solenidade da Santíssima Trindade - A Trindade no palácio de nossas almas24:59Maio 28, 2015
245Solenidade de Pentecostes27:05Maio 22, 2015
244Solenidade da Ascensão do Senhor - Convinha que Cristo partisse aos céus?25:09Maio 14, 2015
2436º Domingo da Páscoa - Eu vos chamo amigos25:31Maio 07, 2015
2425º Domingo da Páscoa - Eu sou a videira e vós sois os ramos27:22Maio 01, 2015
241Domingo do Bom Pastor - O êxodo, experiência fundamental da vocação25:08Abril 23, 2015
2403º Domingo de Páscoa - O segredo para ler as Escrituras26:49Abril 17, 2015
239Domingo da Divina Misericórdia - Nem toda misericórdia é virtuosa26:43Abril 09, 2015
238Domingo de Páscoa - Quando ainda estava escuro32:00Abril 02, 2015
237Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor - A fé de Pedro, das redes à Cruz29:06Março 27, 2015
2365º Domingo da Quaresma - Por que Cristo se angustiou diante da morte? 25:58Março 18, 2015
2354º Domingo da Quaresma - Sem fé não há salvação25:42Março 12, 2015
2343º Domingo da Quaresma - Como prestar um culto agradável a Deus?25:15Março 05, 2015
2332º Domingo da Quaresma - Por que Deus prova a nossa fé? 24:57Fevereiro 26, 2015
2321º Domingo da Quaresma - Contrariar-se por amor ao Outro27:28Fevereiro 19, 2015
2316º Domingo do Tempo Comum - A penitência por amor a Deus26:30Fevereiro 12, 2015
2305º Domingo do Tempo Comum - O maior milagre de Cristo26:48Fevereiro 05, 2015
2294º Domingo do Tempo Comum - Pode haver verdadeira fé sem caridade?27:09Janeiro 29, 2015
2283º Domingo do Tempo Comum - Convertei-vos e crede no Evangelho!26:15Janeiro 22, 2015
2272º Domingo do Tempo Comum - A experiência de Deus27:12Janeiro 16, 2015
226Festa do Batismo do Senhor - Rasgaram-se os céus28:32Janeiro 08, 2015
225Solenidade da Epifania do Senhor - Herodes e os magos26:18Janeiro 02, 2015
224Solenidade da Sagrada Família - A família, escola da virtude25:53Dezembro 23, 2014
2234º Domingo do Advento - As virtudes de Nossa Senhora26:10Dezembro 19, 2014
2223º Domingo do Advento - O domingo da Alegria27:15Dezembro 12, 2014
221Solenidade da Imaculada Conceição - "Ave Maria, cheia de graça"18:40Dezembro 07, 2014
2202º Domingo do Advento - A virtude da humildade27:12Dezembro 04, 2014
2191º Domingo do Advento - Convertei-nos, para que sejamos salvos!25:07Novembro 28, 2014
218Solenidade de Cristo Rei - Jesus Cristo, Rei das nações27:48Novembro 20, 2014
21733º Domingo do Tempo Comum - Servo mau e preguiçoso!27:28Novembro 14, 2014
216Dedicação da Basílica de Latrão - Serão as paredes que fazem os cristãos?27:08Novembro 06, 2014
215Todos os Santos e Finados - A Igreja, comunhão e mediação dos santos28:14Outubro 30, 2014
21430º Domingo do Tempo Comum - Crescer no Amor25:48Outubro 24, 2014
21329º Domingo do Tempo Comum - César não é Deus27:58Outubro 17, 2014
212Solenidade de Nossa Senhora Aparecida - Maria, medianeira de todas as graças26:48Outubro 09, 2014
21126º Domingo do Tempo Comum - O arrependimento26:25Setembro 25, 2014
21025° Domingo do Tempo Comum - A recompensa será igual para todos?26:48Setembro 18, 2014
209Exaltação da Santa Cruz - Elevado na Cruz, elevado no altar25:42Setembro 11, 2014
20823º Domingo do Tempo Comum - Ganhaste o teu irmão!28:00Setembro 05, 2014
20722º Domingo do Tempo Comum - A verdadeira prudência27:17Agosto 27, 2014
20621º Domingo do Tempo Comum - O preço da fé em Cristo26:00Agosto 20, 2014
205Solenidade da Assunção de Nossa Senhora - A realeza de Maria Santíssima28:57Agosto 12, 2014
20419º Domingo do Tempo Comum - A provação da nossa fé27:57Agosto 06, 2014
20318º Domingo do Tempo Comum - Milagre, não partilha27:20Julho 31, 2014
20217º Domingo do Tempo Comum - O tesouro escondido no campo27:41Julho 25, 2014
20116º Domingo do Tempo Comum - A paciência de Deus25:23Julho 18, 2014
20015º Domingo do Tempo Comum - Quatro terrenos e duas cidades23:27Julho 11, 2014
19914º Domingo do Tempo Comum - Eu confio em Vós!24:43Julho 03, 2014
198Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo - Tu és Pedro31:58Junho 27, 2014
197A providência divina31:06Junho 19, 2014
196Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo26:03Junho 17, 2014
195Solenidade da Santíssima Trindade25:39Junho 12, 2014
194Solenidade de Pentecostes - O sacramento da Confirmação24:40Junho 05, 2014
193Domingo da Ascensão do Senhor - Estarei convosco todos os dias24:26Maio 30, 2014
1926º Domingo da Páscoa - Não vos deixarei órfãos25:56Maio 23, 2014
1915º Domingo da Páscoa - Tende fé em Mim!25:37Maio 16, 2014
190Eu sou a porta das ovelhas26:59Maio 09, 2014
1893º Domingo da Páscoa - A luz sobrenatural da fé26:34Maio 02, 2014
1882º Domingo da Páscoa - Recebei o Espírito Santo25:02Abril 24, 2014
187Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor - Ninguém Me tira a vida, Eu dou-a livremente28:53Abril 11, 2014
1865º Domingo da Quaresma - Vem para fora!26:38Abril 03, 2014
1854º Domingo da Quaresma - Quem me segue não anda em trevas27:22Março 28, 2014
1843º Domingo da Quaresma - Chamados para amar a Deus29:38Março 21, 2014
1832º Domingo da Quaresma - Oração, amizade com Deus25:25Março 14, 2014
1821º Domingo da Quaresma - Eis o tempo da conversão26:53Março 07, 2014
1818º Domingo do Tempo Comum - Não vos preocupeis24:47Fevereiro 28, 2014
1807º Domingo do Tempo Comum - Sede perfeitos!25:25Fevereiro 21, 2014
1796º Domingo do Tempo Comum - O mandamento da Caridade26:55Fevereiro 14, 2014
1785º Domingo do Tempo Comum - Vós sois a luz do mundo29:38Fevereiro 07, 2014
1774º Domingo do Tempo Comum - Festa da apresentação do Senhor 26:50Janeiro 31, 2014
1763º Domingo do Tempo Comum - A primeira conversão27:57Janeiro 24, 2014
1752º Domingo do Tempo Comum - Eis o cordeiro de Deus25:06Janeiro 16, 2014
1741º Domingo do Tempo Comum - Batismo de Nosso Senhor Jesus26:42Janeiro 09, 2014
173Solenidade da Epifania do Senhor25:48Janeiro 03, 2014
172Solenidade da Sagrada Família24:55Dezembro 27, 2013
1714º Domingo do Advento23:27Dezembro 20, 2013
1703º Domingo do Advento: Criai ânimo, não tenhais medo!25:04Dezembro 13, 2013
169Festa da Imaculada Conceição de Maria26:02Dezembro 06, 2013
1681º Domingo do Advento - Vigiai!25:08Novembro 28, 2013
167Solenidade de Cristo Rei do Universo27:08Novembro 22, 2013
16633º Domingo do Tempo Comum - A perseguição dos justos27:18Novembro 15, 2013
16532º Domingo do Tempo Comum - O casamento entre Deus e a humanidade24:52Novembro 08, 2013
164Solenidade de todos os santos26:07Outubro 31, 2013
16330º Domingo do Tempo Comum - A consciência da verdade27:10Outubro 25, 2013
16229º Domingo do Tempo Comum - A Oração Infalível24:40Outubro 19, 2013
16128º Domingo do Tempo Comum - O Sacrifício de Louvor23:48Outubro 11, 2013
16027º Domingo do Tempo Comum - Servir a Deus é reinar26:47Outubro 03, 2013
15926º Domingo do Tempo Comum - Lázaro e o Rico Epulão25:05Setembro 27, 2013
15825º Domingo do Tempo Comum - A Prudência25:15Setembro 21, 2013
15724º Domingo do Tempo Comum - O Filho Pródigo25:00Setembro 14, 2013
15623º Domingo do Tempo Comum - A graça de amar Jesus acima de todas as coisas27:09Setembro 07, 2013
15522º Domingo do Tempo Comum - O humilde será exaltado24:48Agosto 30, 2013
15421º Domingo do Tempo Comum - A "agonia" da porta estreita25:10Agosto 23, 2013
153Nossa Senhora da Glória28:44Agosto 17, 2013
152Vigiai e orai24:26Agosto 10, 2013
151A idolatria ao dinheiro24:57Agosto 03, 2013
150Quem reza se salva25:15Julho 27, 2013
149Lançai sobre Ele as vossas preocupações!27:05Julho 19, 2013
148Chegou perto, viu e sentiu compaixão25:27Julho 12, 2013
147Os discípulos de Jesus25:06Julho 05, 2013
146Pedro e o mundanismo do diabo25:41Junho 28, 2013
145Tome a sua cruz!24:48Junho 21, 2013
144Miséria e Misericórdia16:40Junho 14, 2013
143Jovem, eu te ordeno, levanta-te!25:16Junho 07, 2013
142Graça aos humildes26:04Maio 31, 2013
141Trindade: Comunhão de Amor24:47Maio 24, 2013
140Recebei o Espírito Santo!27:21Maio 17, 2013
139Domingo da Ascensão do Senhor25:35Maio 11, 2013
138Faremos nele a nossa morada25:58Maio 04, 2013
137A nova lei é o Espírito Santo!26:57Abril 27, 2013
136Quem nos separará do amor de Cristo?26:47Abril 20, 2013
135Miserando Atque Eligendo - 3º Domingo do Tempo Pascal26:50Abril 13, 2013
134Domingo da Divina Misericórdia24:59Abril 06, 2013
133Aspirai às coisas do alto! - Páscoa do Senhor25:30Março 30, 2013
132Orai para não entrardes em tentação! - Domingo de Ramos28:52Março 23, 2013
131A miséria e a misericórdia24:28Março 15, 2013
130Pequei contra o céu!26:28Março 07, 2013
129Considerai a paciência de Deus! - 3º Domingo da Quaresma26:38Março 02, 2013
128Escutai-o! - 2º Domingo da QuaresmaFevereiro 23, 2013
127Não nos deixeis cair em tentação - 1º Domingo da Quaresma25:05Fevereiro 15, 2013
126Pescador de homens - 5º Domingo do Tempo Comum25:11Fevereiro 09, 2013
125A caridade não passará - 4º Domingo do Tempo Comum26:03Fevereiro 01, 2013
124"Hoje se cumpriu esta Escritura" - 3º Domingo do Tempo Comum24:56Janeiro 26, 2013
123Eles não têm mais vinho - 2º Domingo do Tempo Comum24:43Janeiro 18, 2013
122Enquanto rezava, o céu se abriu! - Batismo do Senhor25:07Janeiro 12, 2013
121A mula de Balaão - Epifania do Senhor25:45Janeiro 05, 2013
120A liberdade de ser submisso25:32Dezembro 29, 2012
119Visitação de Nossa Senhora - 4º Domingo do Advento24:53Dezembro 22, 2012
118Alegrai-vos sempre no Senhor! - 3º Domingo do Advento25:57Dezembro 15, 2012
117Preparai o caminho do Senhor! - 2º Domingo do Advento26:04Dezembro 08, 2012
116Pelo amor ou pela dor - 1º Domingo do Advento 24:58Novembro 30, 2012
115Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo25:01Novembro 23, 2012
114Já e ainda não26:42Novembro 16, 2012
113Jesus observava a multidão25:34Novembro 09, 2012
112Creio na comunhão dos santos25:09Novembro 03, 2012
111Cegos e Mendigos (30º Domingo do Tempo Comum)25:22Outubro 26, 2012
110O cálice que eu vou beber25:44Outubro 20, 2012
109As duas tábuas da Lei - 28º Domingo do Tempo Comum25:15Outubro 11, 2012
108A dureza de vosso coração - 27º Domingo do Tempo Comum24:35Outubro 06, 2012
107Cortar a maldade e não os aliados (26º Domingo do Tempo Comum)25:53Setembro 29, 2012
106Nos foi entregue um menino25:03Setembro 22, 2012
105A parresía da Cruz - 24º Domingo comum (16/09/2012)27:26Setembro 15, 2012
104Effatá – Abre-te (23º Domingo do Tempo Comum)25:29Setembro 07, 2012
103Deus nos busca com seu amor (22º Domingo do Tempo Comum)25:00Agosto 30, 2012
102Pão da Vida (21º Domingo do Tempo Comum)24:51Agosto 25, 2012
101Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria25:21Agosto 16, 2012
100Não murmureis! (19º Domingo do Tempo Comum)25:53Agosto 11, 2012
99Alimento de Vida Eterna (18º Domingo do Tempo Comum)25:04Agosto 03, 2012
98Pãezinhos e Redenção (17º Domingo do Tempo Comum)25:39Julho 28, 2012
97Sacerdote - O sacrifício de um homem (16º Domingo do Tempo Comum)26:09Julho 21, 2012
96O Profeta e a Corte (15º Domingo do Tempo Comum)27:37Julho 14, 2012
95O poder na fraqueza (14º Domingo do Tempo Comum)25:39Julho 06, 2012
94Natividade de São João Batista 25:30Junho 23, 2012
93A Semente e a Graça (11º Domingo do Tempo Comum)25:35Junho 16, 2012
92O pecado contra o Espírito Santo (10º Domingo do Tempo Comum)25:34Junho 09, 2012
91Eis que estou convosco! (Santíssima Trindade)25:16Junho 02, 2012
90Domingo de Pentecostes24:46Maio 26, 2012
89Solenidade da Ascensão do Senhor25:17Maio 19, 2012
88Chamo-vos amigos! (6º Domingo da Páscoa)25:17Maio 12, 2012
87Permanecei em mim! (5º Domingo da Páscoa)24:41Maio 05, 2012
86Ele cuida de nós (4º Domingo da Páscoa)25:33Abril 28, 2012
85Ressuscitou... conforme as Escrituras (3º Domingo da Páscoa)26:06Abril 20, 2012
84A liberdade de crer (2º Domingo da Páscoa)24:34Abril 13, 2012
83Prontos para seguí-lo? (Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor)26:30Março 31, 2012
82Queremos ver Jesus! (5º Domingo da Quaresma)24:50Março 24, 2012
81Atraídos pela cruz (4º Domingo da Quaresma)25:15Março 22, 2012
80Transfigurar nossa Quaresma (2º Domingo da Quaresma)24:25Março 03, 2012
79A Tentação no deserto (1º Domingo da Quaresma)24:55Fevereiro 25, 2012
78Blasfemar ou glorificar? (7º Domingo do Tempo Comum)25:06Fevereiro 18, 2012
77Jesus e o leproso (6º Domingo do Tempo Comum)25:12Fevereiro 11, 2012
76É uma luta a vida do homem sobre a terra (5º Domingo do Tempo Comum)25:00Fevereiro 04, 2012
75Cala-te e sai! (4º Domingo do Tempo Comum) 25:08Janeiro 28, 2012
74Deixando tudo e seguir Jesus (3º Domingo do Tempo Comum)24:53Janeiro 21, 2012
73Cordeiro de Deus (2º Domingo do Tempo Comum)24:44Janeiro 13, 2012
72Solenidade da Epifania do Senhor25:19Janeiro 06, 2012
71Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus24:50Dezembro 31, 2011
70Domingo do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo24:39Dezembro 24, 2011
69Levanta-te, apressa-te, abre! (4º Domingo do Advento)24:55Dezembro 22, 2011
68Eu não! (3º Domingo do Advento)26:43Dezembro 09, 2011
67Vigiai! (1º Domingo do Advento)24:13Novembro 25, 2011
66Viva Cristo Rei!24:22Novembro 18, 2011
65Servo mau e preguiçoso! (33º Domingo do Tempo Comum)25:21Novembro 12, 2011
64O Caminho da Glória25:09Novembro 05, 2011
63O fardo da hipocrisia (31º Domingo do Tempo Comum)25:10Outubro 29, 2011
62Amor não é utopia (30º Domingo do Tempo Comum)24:43Outubro 22, 2011
61O Estado e a Igreja (29º Domingo do Tempo Comum)30:17Abril 22, 2011
60O banquete nupcial do fim dos tempos25:21Outubro 07, 2011
59Os frutos do amor - 27º Domingo do Tempo Comum25:38Outubro 01, 2011
58As prostitutas vos precederão! (26º Domingo do Tempo Comum)25:54Setembro 24, 2011
57Também a mim destes esperança! (25º Domingo do Tempo Comum)----Outubro 17, 2011
56Nunca desesperar da misericórdia de Deus (24º Domingo do Tempo Comum)25:33Setembro 10, 2011
55Tratado como um pagão (23º Domingo do Tempo Comum)25:11Setembro 03, 2011
54Não pensas as coisas de Deus!26:28Agosto 27, 2011
53Exaltou os humildes26:10Agosto 20, 2011
52A mulher cananéia24:41Agosto 13, 2011
51Senhor, salva-me!26:51Agosto 06, 2011
50Jesus encheu-se de compaixão25:47Julho 29, 2011
49A pérola do Reino dos Céus25:56Julho 23, 2011
48Parábolas do Reino (16º Domingo do Tempo Comum)26:05Julho 16, 2011
47O semeador saiu a semear (15º Domingo do Tempo Comum)25:54Julho 09, 2011
46O poder do inferno nunca poderá vencê-la (Solenidade de São Pedro e São Paulo)26:34Julho 02, 2011
45Quem vos recebe a mim recebe26:55Junho 25, 2011
44Solenidade da Santíssima Trindade25:26Junho 18, 2011
43Vinde, Pai dos Pobres! (Solenidade de Pentecostes)25:10Junho 11, 2011
42Solenidade da Ascensão do Senhor25:55Junho 04, 2011
41O Pai vos dará um outro Defensor23:38Maio 28, 2011
40Na casa de meu Pai existe um lugar para vós24:00Maio 21, 2011
39Eu sou a Porta24:37Maio 14, 2011
38Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão24:33Maio 07, 2011
37Domingo da Divina Misericórdia24:48Abril 30, 2011
36Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor24:55Abril 16, 2011
35A Ressurreição de Lázaro24:33Abril 09, 2011
34A cura do cego de nascença24:48Abril 02, 2011
33Jesus e a Samaritana24:49Março 26, 2011
322º Domingo da Quaresma24:39Março 19, 2011
311º Domingo da Quaresma25:33Março 12, 2011
30Sermão da Montanha25:05Março 04, 2011
29Não vos preocupeis24:54Fevereiro 26, 2011
28Amai os vossos inimigos25:11Fevereiro 19, 2011
27Não jurarás falso25:45Fevereiro 12, 2011
26Vós sois a luz do mundo!24:28Fevereiro 05, 2011
25Bem-aventurados os pobres de espírito24:20Janeiro 29, 2011
24Um povo que andava nas trevas viu uma grande Luz24:48Janeiro 22, 2011
23Cordeiro de Deus25:14Janeiro 15, 2011
22Batismo do Senhor25:01Janeiro 08, 2010
21Epifania do Senhor25:12Janeiro 01, 2011
20Solenidade da Sagrada Família25:26Dezembro 25, 2010
19Não tenhas medo de receber Maria!24:12Dezembro 18, 2010
183º Domingo do Advento24:54Dezembro 10, 2010
172º Domingo do Advento25:21Dezembro 02, 2010
161º Domingo do Advento25:24Novembro 25, 2010
15Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo26:10Novembro 19, 2010
1433º Domingo do Tempo Comum25:26Novembro 13, 2010
13Solenidade de Todos os Santos25:16Novembro 06, 2010
1231º Domingo do Tempo Comum25:11Outubro 30, 2010
1130º Domingo do Tempo Comum26:28Outubro 23, 2010
1029º Domingo do Tempo Comum25:22Outubro 16, 2010
928º Domingo do Tempo Comum25:11Outubro 09, 2010
827º Domingo do Tempo Comum25:29Outubro 02, 2010
726º Domingo do Tempo Comum25:17Setembro 25, 2010
625º Domingo do Tempo Comum25:21Setembro 18, 2010
523º Domingo do Tempo Comum27:33Setembro 04, 2010
422º Domingo do Tempo Comum26:47Agosto 08, 2010
321º Domingo do Tempo Comum26:15Agosto 14, 2010
2Assunção da Virgem Maria25:59Agosto 14, 2010
119º Domingo do Tempo Comum20:47Agosto 07, 2010