CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

A “pequena via” de Santa Teresinha

Com uma intuição genial, daquelas que só os grandes Doutores da Igreja têm, a pequena Teresa de Lisieux conquistou o coração misericordioso de Deus e, a partir de um milagre no Natal de 1886, aquela que era uma menina muito mimada começou a “dar passos de gigante” na vida espiritual. Ela havia descoberto a “pequena via”, que é a aplicação prática de toda a doutrina espiritual de São João da Cruz.

Esta oitava pregação de nosso retiro é toda dedicada à explicação da “pequena via” de Santa Teresinha do Menino Jesus, a fim de que sigamos esse mesmo caminho de ascese na busca pelas quartas moradas.

45

Terminamos a pregação passada com uma exortação à entrada nas quartas moradas, onde Deus realiza em nós o total desapego pelos bens temporais e toma as rédeas da nossa alma no combate contra o diabo, o mundo e a carne. Essa passagem, porém, jamais acontecerá sem antes nos submetermos a uma “noite escura dos sentidos”, para purificarmos todas as nossas imperfeições e, o mais importante, retirarmos os obstáculos à ação divina. Existem muitos meios de ascese que podemos utilizar nessa intenção. De imediato, recorramos à sabedoria de Santa Teresinha do Menino Jesus e à sua pequena via, que é a aplicação prática da doutrina de São João da Cruz.

Teresa de Lisieux descobriu a pequena via ao longo da sua caminhada espiritual, tendo como ponto de partida o milagre que recebeu no natal de 1886, quando estava com 13 para 14 anos de idade, e o Senhor a agraciou com forças extraordinárias para dar passos de gigante. Depois disso, ela começou a ter intuições vivíssimas de como conquistar a santidade, intuições que, mais tarde, ela registraria nos seus manuscritos autobiográficos. Para uma ideia geral de como Teresinha tornou-se “doutor” da Igreja, recomendamos a leitura dos textos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos