CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

Natureza da meditação

Muito diferente da espiritualidade quietista, a oração cristã supõe, para além de uma paz sonolenta na frente do sacrário, uma atividade bem ativa da inteligência e da vontade, em busca do ouro que se esconde atrás das “superfícies prateadas” dos dogmas. A alma precisa colocar-se à escuta do Espírito Santo, a fim de que Ele mesmo lhe aponte o caminho para o encontro pessoal com Deus.

Nesta quinta pregação de nosso retiro, Padre Paulo Ricardo ensina-nos a essência da oração cristã e os passos que devemos tomar para não perseguirmos um estado “zen”, mas as verdades salvíficas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

25

Vamos fazer agora um breve resumo de tudo quanto já vimos para enxergarmos como cada peça se encaixa e tem coerência no edifício da vida espiritual. Esse passo é necessário antes de avançarmos para o próximo tema. Recordemos, pois, que o ser humano possui, como diz São Paulo, um “corpo”, uma “alma” e um “espírito”. Em outras palavras, nós somos corpo e alma, mas não só, pois todos nós temos no centro de nossas almas o “espírito”, que é como que o “lugar” onde Deus age com sua graça. Naqueles que vivem em pecado mortal, há a graça suficiente que os convida à conversão; enquanto que, naqueles que vivem em estado de graça, há todo um organismo sobrenatural, um tesouro inestimável que os une a Deus.

A entrada nas primeiras moradas depende da infusão da graça santificante e preservação do organismo espiritual, razão pela qual precisamos evitar a todo custo os pecados mortais, ou seja, aquelas faltas que atentam gravemente contra os Mandamentos. À pergunta do jovem rico sobre o que é necessário para entrar no Reino dos Céus, Jesus responde: “Se queres entrar na vida, observa os mandamentos” (Mt 19, 17). Não há, portanto, motivo para duvidar da extrema gravidade dos pecados...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos