CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

O Imaculado Coração de Maria

Este retiro jamais poderia terminar sem uma palavra clara sobre o Imaculado Coração de Maria, que é a expressão mais perfeita do projeto de santidade de Deus para a humanidade. Sem qualquer mancha de pecado, esse Coração sofre piedosamente as amarguras de Cristo na cruz, como também os nossos crimes. Mas é também esse Coração Imaculado, que tudo guardava e meditava, o lugar onde podemos encontrar a fé necessária para crermos nas verdades salvíficas de Jesus e, assim, passarmos para as moradas da perfeição.

Nesta última pregação, Padre Paulo Ricardo faz uma apresentação belíssima do Imaculado Coração de Maria, mostrando como Nossa Senhora tem compaixão por nossas almas e deve nos indicar o caminho para o Sagrado Coração de Jesus.  

148

Não poderíamos encerrar este retiro sem antes falarmos da Virgem Maria, cujo Coração Imaculado é a expressão máxima do projeto de Deus para a humanidade. Em vista da Maternidade Divina, Nosso Senhor a colocou na mais perfeita das sétimas moradas já no instante da sua concepção. Se, portanto, contemplarmos a verdade por trás dos mistérios marianos, teremos a noção correta do que é a perfeição cristã e também o desejo de buscá-la com mais determinação.

É possível que muitos não compreendam o que significa o Imaculado Coração de Maria. Na verdade, há quem até muito critique essa devoção por considerá-la uma coisa medieval e sem sentido teológico. Todavia, as Sagradas Escrituras fazem referência ao coração como o lugar mais íntimo do ser, onde, aliás, está inscrita a Lei de Deus. Segundo São João Eudes, em cujos escritos nós nos inspiramos para esta pregação, o coração é o sinal mais evidente da vida biológica, razão pela qual sempre procuramos os batimentos cardíacos de quem se acha desacordado no chão. Desse ponto de vista, podemos agora olhar para o Coração de Nossa Senhora partindo da realidade do “corpo”, ou seja, aquilo que temos em comum com os demais...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos