CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

O sacramento do Matrimônio

Para uma compreensão adequada da castidade, precisamos falar antes sobre o sacramento do Matrimônio e o que ele significa dentro da ordem da graça, porque a realidade sacramental muda as motivações e o empenho da alma na prática de uma virtude. Com a luz sobrenatural da graça, vivemos pelas virtudes infusas que nos fazem agir por Cristo, com Cristo e em Cristo.

É o que explica Padre Paulo Ricardo nesta décima primeira pregação de nosso retiro.

23

Nas pregações anteriores, vimos como a pequena via de Santa Teresinha está bem ligada aos três conselhos evangélicos, que são fundamentais para a conquista da perfeição cristã. Como irmã carmelita, ela pôde praticar a pobreza, a castidade e a obediência por meio dos votos religiosos. Todavia, os leigos também são chamados espiritualmente aos conselhos evangélicos, porque o chamado à santidade é universal. Veremos agora, por meio do conselho da castidade, como a graça atua em nossas almas, fornecendo-nos um objeto formal sobrenatural para a busca da santidade.

Para uma compreensão adequada da castidade, precisamos falar antes sobre o sacramento do matrimônio e o que ele significa dentro da ordem da graça, que se distingue das conclusões filosóficas, obtidas à luz da razão natural. Porque a realidade sacramental muda as motivações e o empenho da alma na prática de uma virtude.

Em primeiro lugar, a sexualidade faz parte das relações naturais do ser humano. Trata-se, em linguagem filosófica, de um apetite para a preservação da espécie. Outro apetite humano é a fome, por exemplo. De forma geral, os filósofos costumam falar em apetite irascível ou concupiscível. Com...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos