Nas pregações anteriores, vimos como a pequena via de Santa Teresinha está bem ligada aos três conselhos evangélicos, que são fundamentais para a conquista da perfeição cristã. Como irmã carmelita, ela pôde praticar a pobreza, a castidade e a obediência por meio dos votos religiosos. Todavia, os leigos também são chamados espiritualmente aos conselhos evangélicos, porque o chamado à santidade é universal. Veremos agora, por meio do conselho da castidade, como a graça atua em nossas almas, fornecendo-nos um objeto formal sobrenatural para a busca da santidade.
Para uma compreensão adequada da castidade, precisamos falar antes sobre o sacramento do matrimônio e o que ele significa dentro da ordem da graça, que se distingue das conclusões filosóficas, obtidas à luz da razão natural. Porque a realidade sacramental muda as motivações e o empenho da alma na prática de uma virtude.
Em primeiro lugar, a sexualidade faz parte das relações naturais do ser humano. Trata-se, em linguagem filosófica, de um apetite para a preservação da espécie. Outro apetite humano é a fome, por exemplo. De forma geral, os filósofos costumam falar em apetite irascível ou concupiscível. Com...