CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

Obediência

A obediência é a virtude que nos coloca inteiramente na amizade com Deus, querendo e rejeitando as mesmas coisas que Ele quer e rejeita. Nosso Senhor mesmo exerceu o seu magistério e senhorio sagrados como o Servo Sofredor, que em tudo obedeceu à vontade do Pai.

Nesta décima terceira pregação de nosso retiro, Padre Paulo Ricardo exorta-nos a seguir a mesma escola da obediência que Jesus frequentou, a fim de que vivamos a transformação espiritual de Santa Teresa e de tantos outros santos das altas moradas.

35

Como vimos ao início deste retiro, a primeira lei da Engenharia da Santidade é o estado de graça das primeiras moradas. A alma ganha uma beleza sobrenatural e, cooperando com as graças atuais, de fé em fé, pode progredir até as terceiras moradas. Nesse estágio, temos de viver uma noite escura do sentido, pela prática dos conselhos evangélicos, a fim de que Deus realize em nós a passagem para as quartas moradas. Precisamos, por isso, de uma ascese bem ativa, uma mortificação das nossas paixões para que, no fim, tenhamos os mesmos sentimentos de Cristo.

Santa Teresinha experimentou essa transformação da alma por meio da pequena via, método ascético ao qual também podemos recorrer. Essa pequena via está perfeitamente adequada aos conselhos evangélicos, porque é a via da infância espiritual: a criança é casta, pobre e obediente. Vividos com esse espírito, os conselhos evangélicos levam a cabo a restauração daquela harmonia entre “corpo”, “alma” e “espírito”, que perdemos no Paraíso. A pobreza está radicada na esperança pelo Salvador, ao passo que a castidade guarda, pela caridade, o coração para o Amado. Finalmente, a obediência é a conquista definitiva da união entre...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos