CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Engenharia da Santidade II

Castidade

A guarda da castidade existe por um motivo sobrenatural: a união de amor com o Cristo casto e imaculado, pela qual são gerados filhos para a Igreja. Por isso, o celibato nada tem a ver com uma espécie de “solteirice recalcada”. O celibato é totalmente do amor, de modo que não há motivo para um padre murmurar contra o seu estado de vida se ele, mesmo sofrendo as dores afetivas, entrega toda a sua vocação ao Cristo crucificado.

Padre Paulo Ricardo mostra, nesta décima segunda pregação de nosso retiro, como a ignorância sobre as virtudes infusas prejudicou a formação de muitos católicos para o celibato e propõe, como remédio a tudo isso, o exemplo de uma castidade fecunda como a de Santa Teresinha do Menino Jesus.

23

As virtudes morais adquiridas e as virtudes morais infusas são, como vimos na pregação passada, dois instrumentos distintos e, ao mesmo tempo, parceiros para a santificação da alma. De um lado, pessoas de boa vontade podem, por meio de exercícios repetitivos e constantes, adquirir um hábito virtuoso, que lhes comunique uma facilidade para resistir ao mal e fazer o bem; do outro, as pessoas batizadas, além das virtudes morais adquiridas, têm também o auxílio da graça divina e das chamadas virtudes infusas, que têm uma formalidade espiritual.

As virtudes morais infusas são acompanhadas pela graça e pela caridade. Desse modo, elas têm um objeto formal sobrenatural. Quem age pelas virtudes morais infusas não está procurando um bem perecível, mas o Sumo Bem, o amor encarnado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Vimos isso na realidade matrimonial, pela qual homem e mulher se amam segundo o amor de Cristo pela Igreja. Do mesmo modo, essas virtudes se relacionam com os demais conselhos evangélicos, tornando-os um desejo do espírito para a união mística com Deus. São Francisco, por exemplo, viveu a pobreza de modo tão radical que, segundo Tomás de Celano, nunca houve um homem que...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos