CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

A vida de Santo Tomás de Aquino (I)

Nesta aula introdutória, Pe. Paulo Ricardo apresenta, com base em testemunhos de quem lhe experimentou a santidade e a sabedoria, a vida de extraordinário recolhimento e estudo de Santo Tomás de Aquino.

Inteligência sem par, espírito de profunda oração, alma de estreitíssima união com Deus, o Aquinate é, sobretudo para os nossos tempos, escudo firmíssimo contra os erros e as heresias, modelo de piedade e devoção, amigo fiel ao qual podemos rezar e recorrer.

28

Nasceu Tomás, de acordo com as fontes mais confiáveis, no ano de 1225, em Roccasecca, comuna do reino de Nápoles, hoje situada na província de Frosinone; seu famoso patronímico se deve à cidade de Aquino, a poucos quilômetros a sudeste da terra natal. Filho de Landolofo, nobre gibelino favorável ao então imperador Frederico II da Prússia, e de Teodora, normanda de origem, Tomás foi desde cedo destinado à vida monástica. A ambição de seus pais, mais preocupados com os próprios interesses do que com a glória de Deus e o bem da Igreja, pretendia fazer dele abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino — a que fora entregue aos seis anos como puer oblatus —, mantendo assim a hegemonia e a influência política da família em toda a região [1]. O jovem Aquinate, porém, vestiu com pouco mais ou menos dezenove anos o hábito branco dos dominicanos, cuja ordem conhecera numa temporada de estudos em Nápoles. Conquanto tenha frustrado os planos de seus pais, que viram tornar-se mendicante o próspero filho, o ingresso de Tomás na família de São Domingos (fundada em Toulouse, no ano da graça de 1216) representaria, decerto, uma nova fase do pensamento teológico e o nascimento do maior...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos