CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

Como degustar as Escrituras com Santo Tomás de Aquino (I)

Você já teve a oportunidade de conhecer Santo Tomás de Aquino como "Doutor das Escrituras". Agora, Pe. Paulo Ricardo vai colocar você em contato direto com os comentários bíblicos do Aquinate, um abundante manancial de doutrina e espiritualidade.

Venha aprender a saborear as páginas da Escritura Sagrada a partir das reflexões desse grande santo e Doutor da Igreja!

22

Como na quarta aula, em que saboreamos um pouco a Suma Teológica, queremos mostrar agora como os comentários bíblicos de Santo Tomás, apesar de vazados em estilo conciso e bastante analítico, contêm na verdade uma imensidão de riquezas espirituais, repletas de doutrina sólida e de grande proveito para a nossa meditação e oração pessoais. Acompanharemos o Aquinate em sua leitura do episódio da samaritana tal como relatado pelo Evangelista São João (cf. Jo 4). Apresentamos abaixo a tradução portuguesa de alguns excertos desta que é, sem dúvida nenhuma, mais uma prova cabal da profunda e ardente espiritualidade tomista.

Excertos do Comentário ao Evangelho de João, cap. IV, l. 2 [1] Em seguida, ao dizer dizer "E respondeu-lhe Jesus..." (Jo 4, 10), o Evangelista passa a narrar doutrina espiritual. Em primeiro lugar, estabelece-se a doutrina; em segundo, os seus efeitos, onde se lê: "Nisso seus discípulos chegaram..." (Jo 4, 27). Quanto à primeira parte, faz duas coisas: primeiro, expõe sumariamente a doutrina; depois, explica-a por partes, onde se lê: "A mulher replicou-lhe: 'Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo…'" (Jo 4, 11). Ao que Jesus respondeu: Tu te...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos