CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

Método de Santo Tomás (I)

Enraizado na dialética socrática e na metodologia investigativa de Aristóteles, o método de Santo Tomás, aperfeiçoado à excelência durante o período escolástico, consiste fundamentalmente na disputa (disputatio).

Após analisar com minúcia as teses adversárias e dar uma resposta magistral aos problemas em pauta, o Doutor Angélico nos conduz pela mão à posse certa e segura da verdade.

15

O objetivo desta aula é apresentar, de forma sucinta e despretensiosa, o método de que Santo Tomás de Aquino largamente se serviu na composição de sua vastíssima obra filosófico-teológica. A este respeito, pois, deve-se dizer que, à exceção de uns poucos escritos, a metodologia adotada pelo Aquinate, bem como por parcela considerável dos doutores medievais, foi a da assim chamada disputa (disputatio), isto é, um formato específico de discussão na qual, observada com rigor a lógica silogística, ambos os debatedores procedem dialeticamente à procura da verdade. Este método difere a) quer das discussões vulgares que os homens, sem base em premissas bem definidas, costumam travar no dia a dia, b) quer ainda da discussão dita "socrática", que consiste numa série de interrogações por que o adversário é paulatinamente conduzido a admitir a tese defendida pela parte contrária [1].

A excelência deste método — que, fiel a suas raízes gregas, pode com justiça ser chamado escolástico — reside antes de tudo em sua perfeita conformidade com as exigências da natureza humana. Diferentemente da inteligência angélica, com efeito, o homem tem necessidade de trabalhar os dados que lhe...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos