CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Introdução a Santo Tomás de Aquino

Santo Tomás, grande mestre espiritual

Sob o rigor e a precisão da mais elevada teologia circula, discreta e humilde, uma profunda vida de oração.

É isto o que vemos em toda a obra de Santo Tomás de Aquino: longe de ser algo frio e "matemático", o pensamento do Aquinate deixa transparecer, a quem o encarar de coração aberto, a ardente caridade sobrenatural que iluminava e aquecia a alma deste que foi "o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios".

36

Como vimos na primeira parte desta aula, uma das críticas mais infundadas que se costumam fazer seja à obra, seja ainda à figura mesma de Santo Tomás é a que pretende ver em sua teologia um esforço meramente intelectual, para não dizer "racionalístico", de dissecar com a razão humana os mistérios da fé divina. Nada, porém, mais distante da verdade do que querer atribuir ao pensamento do Angélico os vícios e excessos que caracterizam — se não de todo, ao menos em grande parte — o que se convencionou denominar "filosofia moderna". O Aquinate, como teremos ocasião de recordar nos próximos encontros, é e sempre será para os que desejam consagrar-se aos estudos um modelo incomparável daquela união entre doutrina e piedade, erudição e virtude, verdade e caridade [1] com que Deus orna e agracia os doutores de sua Igreja.

Prova inequívoca disto dão-na os seus próprios escritos, que, além de revelar-nos uma alma profundamente contemplativa, não falam senão dAquele que foi para Tomás, desde sua meninice em Monte Cassino, o objeto principal de seus amores e de sua atenção. Com efeito, do mesmo modo que dizemos ter bom conhecimento de uma cidade apenas quem nela viveu por certo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos